SÃO LUÍS – O que era para ser apenas uma atividade prática para alunos do curso de Introdução à Fotografia Digital do Senac-MA, se tornou uma aula de fotojornalismo. Assim pode ser resumida a visita realizada pelos 18 alunos do curso ao Sítio do Tamancão, para exercitar os aprendizados na área de fotografia. Chegando ao local, eles encontraram abandono e descuido total com o meio ambiente, problemas que foram denunciados por meio de suas fotografias.
“É uma região muito bonita, com trechos de mangue belíssimos. Entretanto, vimos que, em alguns trechos, a poluição está impregnando o local. As fotos que produzi acabaram tendo um caráter denunciativo e, ao mesmo tempo, artístico, por causa dos problemas encontrados no Sítio do Tamancão”, afirmou Marco Aurélio da Silva, um dos integrantes da turma de Introdução à Fotografia Digital.
Quando propôs a atividade, o professor de fotografia, José Luís Cavalcanti, tinha apenas uma vaga ideia de como estava a situação do Sítio do Tamancão. “Inicialmente, a proposta era mostrar como aquela área é linda, ainda que eu soubesse de alguns problemas estruturais, não imaginava tamanha poluição”, explica José Luís Cavalcanti. “É uma área histórica, com grande potencial por causa da presença do Estaleiro-Escola do Maranhão, mas está precisando de cuidados”, completa.
Nas fotos, tiradas pelos alunos do curso, é possível perceber uma enorme quantidade de lixo acumulada na margem do rio.
O Sítio
Localizado na área do Itaqui, às margens do rio Bacanga, o Sítio do Tamancão é composto por uma casa-grande e um sistema de canais e comportas destinadas ao aproveitamento do potencial hidráulico das marés. Revestida em azulejos portugueses, a casa-grande é um exemplo da arquitetura colonial.
No Sítio do Tamancão, encontra-se o Estaleiro-Escola do Maranhão, que é um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que aproveita os conhecimentos dos mestres carpinteiros difundindo-os para as novas gerações que, cada vez mais, procura outros caminhos de sobrevivência por causa das más condições encontradas atualmente para o desenvolvimento deste tipo de atividade no Maranhão.
No Estaleiro-Escola é desenvolvido o curso Técnico de Nível Médio em Construção de Embarcações Artesanais no Maranhão. Neste curso são ministradas disciplinas como: ecologia, materiais e geografia, entre outras específicas da área de construção.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.