SÃO LUÍS - Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data foi em 1972,durante a Conferência das Nações Unidas realizada naquele ano, que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para tratar da degradação que o homem causa ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, além da preservação da diversidade biológica do planeta. Hoje, em alusão à data,diversos eventos serão realizados em São Luís relembrando a importância de cuidar da natureza.
Para Flávia Mochel, professora do Departamento de Oceanografia e Liminologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenadora Laboratório de Manguezais UFMA (Lama) e do Centro de Recuperação de Manguezais UFMA (Cermangue), o dia é um marco para a reflexão, por parte do governo e das instituições, além da sociedade civil, sobre que ações precisam ser tomadas para preservar o meio ambiente. “A sociedade civil está mais organizada em torno desta questão, agora é preciso que os governos também estejam atentos da sua responsabilidade”, afirmou.
Segundo Flávia Mochel, em São Luís, os principais problemas ambientais são causados pela coleta de lixo insuficiente e pela falta de saneamento básico a toda a população. “O Aterro da Ribeira está com seu prazo vencendo e nossas estações de tratamento ainda não funcionam plenamente, além de não termos perspectivas de ações que supram nossas necessidades nestes dois campos. Algumas das consequências disso é a poluição de rios, lençóis freáticos e praias”, frisou.
Ações
Para alertar a população sobre a importância de uma agenda que leve em consideração a preservação ambiental, hoje, acontece um evento de conscientização e sensibilização ambiental da população, na Praia da Ponta d’Areia, das 8h às 10h. A atividade é elaborada pela Brigada Verde Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
Continua após a publicidade..
O Parque Botânico Vale realiza o Seminário de Energias Limpas, promovendo um ciclo de palestras com abordagem voltada para os sistemas de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, suas aplicações e apresentação de pesquisas relacionadas ao tema. Na sexta-feira, dia 8, os visitantes poderão participar, também, da Oficina de Hortaliças oferecida às 9h e 15h.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) oferece para seus colaboradores, de empresas parceiras e comunidade em geral atividades como gincanas com a coleta de materiais recicláveis, palestras educativas em bairros e escolas, distribuição de mudas, do kit “pegada ecológica” e a inauguração do segundo posto fixo de coleta diária do ECOCEMAR, localizado na sede da Companhia, no bairro do Altos do Calhau.
Mais
O Movimento Nossa São Luís em Parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão e a Assembleia Legislativa do Maranhão promove o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis em São Luís, às 15h, na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão, no auditório Fernando Falcão. O objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa também foi apresentado a cada pré-candidato à prefeitura de São Luís para garantir que o tema seja inserido em suas agendas de campanha.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias