Educação

Governadora e ministro discutem melhorias para a educação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h21

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na tarde dessa sexta-feira (25), em Brasília. Na conversa, um dos assuntos principais foi o pedido de auxílio na questão da escassez de professores com licenciatura plena em diversas áreas no Maranhão.

“Hoje, a rede estadual se ressente da falta de professores para matérias essenciais por falta de docentes especializados nessas áreas”, informou a governadora, que viajou a capital federal depois de visitar o Sul maranhense, onde entregou obras, vistoriou serviços e firmou parcerias em 8 municípios (Carolina, São Félix de Balsas, Balsas, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Riachão).

Em Brasília, Roseana Sarney também comunicou ao ministro que o governo do Estado vai realizar concurso para preenchimento de 3 mil vagas na área da Educação. A governadora afirmou que Mercadante foi bastante solícito e garantiu o auxílio ao Maranhão.

“O ministro afirmou que vai oferecer total apoio para a formação de professores, inclusive disse que, se for preciso, viabilizará a abertura de mais vagas na universidade federal”, declarou.

A carência se concentra no ensino médio, até pela exigência da formação superior, e compreende disciplinas como Língua Estrangeira (inglês e espanhol), Matemática, Química, Física e Biologia. Além da baixa oferta de cursos, a falta de ações para atração de universitários para essas áreas também é apontada como uma das causas do problema.

Outras ações

A governadora também conversou com o ministro sobre projetos realizados em parceria com o Governo Federal. Caso do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), projeto de cooperação entre o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Ministério da Educação (MEC). O projeto tem como objetivo a definição de ações estratégicas para a melhoria educacional no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e a equipe técnica da Seduc.

Trataram, ainda, sobre o Mais Educação, programa tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do estudante na escola. Para viabilizar o desenvolvimento do Mais Educação, as escolas participantes recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Educação Integral), sendo o número de estudantes beneficiados e as atividades escolhidas o que determina o valor do repasse. No Maranhão, 466 unidades escolares do ensino fundamental da rede estadual foram selecionadas para participar do programa em 2012.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.