São Luís

Defensorias Públicas realizam atendimento gratuito em São Luís

Programação especial marca o 'Dia Nacional da Defensoria Pública'.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h21

SÃO LUÍS – As Defensorias Públicas da União e estaduais realizam, nesta quinta-feira (17), programação alusiva ao "Dia Nacional da Defensoria Pública", celebrado no dia 19 de maio. Em São Luís, assistência jurídica gratuita será prestada aos cidadãos de baixa renda. Hoje, ainda, vai ser lançado, pelo defensor-geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, o projeto "Defensoria Pública na Comunidade".

"O defensor público é um agente político, bacharel em Direito, aprovado em concurso público, cuja a missão prevista constitucionalmente é atender aos necessitados, atender as pessoas pobres, as pessoas que, justamente, não têm condições de pagar um advogado", explicou o defensor público Cristiano Matos em entrevista ao Imirante.

O atendimento gratuito à população vai ser iniciado às 8h e segue até o meio-dia, na praça Nauro Machado, Praia Grande. Os defensores públicos farão o chamado "primeiro atendimento" de consumidores, idosos, pessoas com intenção de se divorciar, pleitear alimentos ou guarda judicial, etc. Como se trata do primeiro atendimento, os cidadãos assistidos serão orientados sobre os documentos necessários para a demanda.

Outras ações

À tarde, a Defensoria Pública do Estado (DPE) do Maranhão realiza, ainda, como parte da programação especial, o "Curso de Mediação", com as doutoras Ana Paula Rocha Bonfim e Ana Lúcia Figueirêdo Braga. O evento ocorre na sede da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a partir das 13h30.

Também à tarde, a Defensoria Pública da União (DPU) vai fazer vistorias em locais que fazem tratamento de pessoas portadoras de diabetes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.