São Luís

Caema investe no controle de qualidade da água

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) tem investido maciçamente em projetos e obras de implantação, ampliação e melhorias dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, e principalmente no processo de tratamento e no rigoroso controle de qualidade da água distribuída à população.

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que reduzem concentração de poluentes até o estágio em que não apresente riscos para a saúde. O processo de tratamento de água é muito importante, pois impede qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

O processo de tratamento envolve a aquisição, via licitação, de materiais e produtos destinados aos laboratórios de análises bacteriológicas das estações de tratamento, visando tornar a água própria para consumo humano, em cumprimento à Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. A norma estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Segundo informações do químico José de Ribamar Siqueira Bayma, todas essas medidas são adotadas pela Caema com a finalidade de oferecer água de qualidade, para evitar doenças como cólera, diarréias e outras, causadas por veiculação hídrica.

“Para identificar a contaminação, é necessário primeiramente a coleta da amostra de água e mistura do reagente. Se essa estiver contaminada o procedimento adotado é fazer uma nova coleta para confirmar a presença de bactérias. Após a confirmação, é realizada uma averiguação para descobrir a causa da contaminação. Após as análises é necessário fazer uma desinfecção da rede, garantindo uma água dentro dos padrões de qualidade, sem contaminação”, explicou.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.