SÃO LUÍS - Fruto de parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a ONG Plan do Brasil, o projeto Promovendo Cidades Resilientes foi iniciado com um curso, na manhã desta quarta-feira (11), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (Bacanga). O objetivo é fortalecer as habilidades e capacitar a equipe técnica da Plan, agentes de Defesa Civil Estadual e dos núcleos municipais (NUDECs) na prevenção, proteção, mapeamento, gestão de riscos e desastres comunitários.
Ao todo, 82 representantes de São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa estão sendo capacitados. O curso, que tem duração de quatro meses, é dividido em quatro módulos mensais. Este mês, as palestras acontecerão até a sexta-feira (13), sempre no período da manhã e tarde, no auditório do CBMMA.
Na abertura do evento, além da aplicação de dinâmica de apresentação, que teve como responsável a técnica da Plan, Leila Rodrigues, o major do CBMMA, Manoel Teixeira, ministrou palestra sobre o tema “Conceitos, origens e evolução da Defesa Civil: Estrutura e funcionamento do SINDEC/Política Nacional de Defesa Civil e a Defesa Civil nos Estados e Municípios”.
Nesta quinta-feira (12), a palestra “Sistema de Alerta e Alarme, Construção de Redes e escolha dos riscos” será proferida pela tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Daniela da Cunha Lopes.
De acordo com o tenente do CBMMA, Pedro Marcos Soares, coordenador do projeto, um dos maiores desafios da parceria “é sensibilizar os gestores públicos quanto à questão da prevenção de riscos e desastres, não apenas no momento do evento adverso, mas, também, durante todo o processo”.
As informações são da Secom Estadual.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.