SÃO LUÍS - O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, e o coordenador das regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Otaviano Gomes, visitaram, semana passada, as regionais de Pedreiras, Presidente Dutra, São João dos Patos e Barra do Corda. Na ocasião, foram realizadas diversas ações, incluindo visitas técnicas de avaliação e entrega de materiais hospitalares aos municípios prioritários no combate à dengue.
O foco da viagem foi o município de Pedreiras que tem registrado um alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegipty. Somente este ano já foram notificados 211 casos de dengue naquela cidade. Por isso, o município recebeu da SES 1.000 unidades de soro e 300 de paracetamol. Pedreiras recebeu, ainda, calças, camisas, botas, máscaras, luvas, óculos e filtros químicos para serem usados pelos agentes de saúde no combate ao mosquito.
O prefeito em exercício do município, Otacílio Fernandes, disse que a população do município está em alerta para o combate à dengue. "A Prefeitura vai envolver nessa campanha as Secretarias Municipais de Saúde, Cultura e Infraestrutura", adiantou o prefeito em exercício.
As equipes de endemia de Pedreiras estão realizando diversas ações como visitas a residências, trabalhos educativos, caminhadas e palestras, tudo isto no intuito de envolver a população no combate ao Aedes Aegipty.
Alberto Carneiro explicou que, embora os municípios recebam recursos do Ministério da Saúde para realizarem seus planos de contingência, é necessário o apoio logístico e técnico do estado. "Só conseguiremos resultados positivos nas ações de combate às doenças endêmicas com o apoio da população, em especial no que se refere à dengue", disse Alberto Carneiro.
Continua após a publicidade..
Visitas
Além de ver de perto a realidade de Pedreiras, o secretário-adjunto e o coordenador estiveram, ainda, nas cidades de Presidente Dutra, São João dos Patos e Barra do Corda. Em Presidente Dutra, Alberto Carneiro informou sobre a aquisição de novos equipamentos, a exemplo de viaturas que serão usadas para combater a dengue.
A equipe da Regional de São João dos Patos, que congrega 16 municípios, apresentou aos representantes da SES o cronograma de trabalho que vem sendo desenvolvido por aquela regional em todos os municípios nos quais atua. Em Barra do Corda foi realizada uma inspeção nas dependências e nos equipamentos da Regional. Alberto Carneiro informou o envio de viaturas, equipamentos de informática, materiais hospitalares e, em breve, a reforma total das dependências da sede da regional de Barra do Corda.
Em todas as regionais, Alberto Carneiro e Otaviano Gomes avaliaram a rede de frios, na qual é feito o acondicionamento de vacinas e constataram que as instalações estão sendo mantidas em perfeitas condições.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias