Agricultores familiares de Vila Fomento, localizada no município maranhense de Codó, que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciaram, no último dia 23 de março, a entrega de produtos à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A entrega foi acompanhada pela equipe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) que executa o programa federal no Estado e presta assistência técnica e extensão rural direta à comunidade a fim de garantir a qualidade da produção.
O Programa
O programa criado em 2003 é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo adquirir, com dispensa de licitação, produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares que estejam enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com destinação ao atendimento das necessidades de suplementação alimentar e nutricional das pessoas atendidas por programas sociais, instituições governamentais ou não governamentais integrantes da rede socioassistencial.
Assim, os produtos adquiridos pela Conab diretamente dos agricultores familiares de Vila Fomento, como banana, quiabo, vinagreira, milho-verde, cebolinha, coentro, alface, maxixe e pepino, serão doados a entidades socioassistenciais. É a chamada modalidade compra direta local da agricultura familiar com doação direta que promove a diminuição do êxodo rural, a geração de trabalho e renda familiar, a organização da produção, a melhoria do poder aquisitivo da população rural, a diversificação das atividades e a agregação de valores aos produtos agrícolas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.