Audiência pública

Juristas ouvem sugestões da população para reforma no Código Penal

Imirante, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - A comissão especial de juristas formada pelo Senado para elaborar uma proposta de reforma do Código Penal iniciou, nesta sexta-feira (23), audiência pública para ouvir as sugestões da sociedade civil. A reunião está sendo realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Na pauta do encontro, estão os crimes contra a administração pública. Vai ser discutida a proposta de abolição de crimes como desacato contra funcionário público no exercício da função. Uma das justificativas é de que a criminalização da conduta não está de acordo com a Convenção Americana de Direitos Humanos.

Formada por advogados, representantes do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, a comissão foi instituída pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em outubro do ano passado. O grupo é presidido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp; o relator é o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves.

Depois de concluídos os trabalhos, o colegiado vai apresentar um anteprojeto ao Senado, possivelmente em maio. O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), já informou que o texto terá prioridade na comissão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.