De manhã bem cedo. Acordar. Tomar banho. Arrumar-se para o trabalho. Sentar-se à mesa do café da manhã e assistir ao Bom Dia Mirante. Esta tem sido a rotina de milhares de maranhenses, ao longo dos 25 anos da TV Mirante, para ter conhecimento do que acontece por todo o Estado.
Porém, a tarefa de levar o melhor do telejornalismo para seu televisor, inicia sua jornada bem mais cedo, com a produção. Nesta etapa, os profissionais selecionam os assuntos que vão virar notícia e durante a reunião de pauta (diária), se traça o direcionamento que estes assuntos terão.
Sempre pensando nas possibilidades de imagens e entrevistas, o produtor faz as marcações dos entrevistados, designa os repórteres de acordo com o perfil de cada um e constrói um roteiro para orientar o repórter.
“A produção da TV Mirante trabalha com o sentido de unidade, um organismo crítico que fundamenta ideias e acaba sendo uma espécie de porta-voz do cidadão”, afirma a chefe de produção, Michele Cerveira. Com mais de 10 anos de TV Mirante, ela reforça a concepção do jornalismo na emissora, atribuindo à produção uma função importantíssima por se integrar na engrenagem do fazer jornalístico como o princípio de uma matéria. “Entender o jornalismo é pensar em um processo e na união de esforços de vários profissionais”, ressalta a profissional.
Movidos pelo factual, os integrantes da rotina de produção se deparam com a correria diária, se preparando para o inusitado, seja no cancelamento de entrevistas, na falha técnica de algum instrumento ou na fraca recepção de informação da pauta sugerida. Patrícia Camargo, produtora do JMTV 1ª Edição, afirma que a exigência foi algo muito produtivo, pois quando entrou como estagiária não tinha noção alguma de produção. “Tudo que era factual, notícias e entrevistados, que eu tinha que arrumar de última hora, foi um sufoco, mas aprendi muito desta forma”, afirma Patrícia.

Estes são elementos que os produtores lidam todos os dias. Mas episódios ímpares, também, reforçam a ideia de sempre buscar desdobramentos às situações noticiadas. “As experiências mais gratificantes são as que se materializam em forma de solução. Por exemplo, fizemos uma matéria mostrando o drama de uma mãe que não estava conseguindo internar o filho para que fizesse um procedimento cardíaco. Acompanhamos o caso sem sensacionalismo e o resultado foi que hoje a criança não corre mais risco de morte, pois conseguiu fazer a cirurgia”, conta Michele.

Segundo Rita Cantanhede, produtora do JMTV e apresentadora do Mirante Rural, trabalhar na produção marca muito profissionalmente, pois a atividade é a base do que sustenta o telejornalismo. “Antes de vir para a TV Mirante, eu era uma telespectadora que mal via os jornais. Hoje, eu estou por trás da produção destes jornais”, afirma Rita.
Comemorando 25 anos, a TV Mirante confirma o objetivo de transmitir a notícia a seus telespectadores, de maneira organizada, produzida e baseada no factual. Com o compromisso e a eficiência que tem os profissionais de produção da TV Mirante, este objetivo só tem a se aprimorar. “A TV Mirante está em festa! Festa de poder olhar para o passado e perceber que é no cotidiano do nosso trabalho que estamos construindo o futuro. Não estive presente desde o início desta história, mas sinto-me honrada de fazer parte dessa equipe de profissionais”, conclui Michele Cerveira.
Confira a programação dos telejornais:
Para comemorarmos estes 25 anos, a TV Mirante está relembrando momentos marcantes. O JMTV 1ª Ediçãoestá mostrando o que cada repórter acha que fez de relevante ao desses 25 anos, no quadro diário chamado “Eu, repórter”. O JMTV2 está fazendo uma viagem no tempo, resgatando fatos marcantes no “Você viu”. O Bom Dia Mirante está preparando um jornal especial no dia 15 de março para marcar a data.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.