Diesel

ANP fará exposição sobre o uso do óleo diesel S-50

O encontro será coordenado pelo diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe.

Divulgação/ANP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fará, nesta sexta-feira (10), em São Luís, uma exposição sobre o uso do óleo diesel com baixo teor de enxofre (S-50), previsto na resolução 62/2011 da agência. O encontro, que será coordenado pelo diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe, tem como objetivo prestar esclarecimentos à sociedade e agentes econômicos sobre a utilização do S-50.

Desde o dia 1º de janeiro de 2012, o óleo diesel de baixo teor de enxofre, o diesel S-50, está sendo ofertado em todo território nacional. A medida faz parte das fases P-7 e L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve (que abrange veículos pesados e utilitários movidos a diesel produzidos a partir de 2012), previstas desde 2008. Para garantir o abastecimento do óleo diesel S-50 em todo o país, a partir deste ano, a ANP selecionou 3.100 postos que se juntarão aos mais de 1.100 estabelecimentos que já vendem o produto nas regiões metropolitanas de Belém, Recife e Fortaleza.

Continua após a publicidade..

Os postos de revenda foram escolhidos supondo uma autonomia mínima de 100 km para os veículos pesados. O universo abrangeu os postos em que o número de bicos para abastecer motores a diesel fosse superior ao de bicos para veículos com motores do ciclo Otto (carros de passeio, comerciais leves e motocicletas, movidos a gasolina, etanol ou GNV). De acordo com o plano de abastecimento da ANP, a distribuição para as revendas será realizada por 14 polos de suprimento da Petrobras (refinarias e terminais) e 49 bases de armazenagem e distribuição. O plano foi elaborado após diversas reuniões com a Petrobras (produtora de óleo diesel), distribuidoras e revendedores de combustíveis e instituições representantes destes segmentos. A ANP submeteu minutas de resoluções de implantação da oferta do diesel S-50 a partir de 2012(e do diesel S-10 a partir de 2013) à consulta e audiência públicas, em novembro de 2011.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.