São Luís

Assaltos a ônibus têm redução em 2011, apontam dados da SSP

Informação foi divulgada, nesta manhã, pelo secretário Aluísio Mendes na Mirante AM.

Maurício Araya/Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h27

SÃO LUÍS – O número de assaltos ao transporte coletivo em São Luís teve significativa redução em 2011, comparado a 2010. A informação foi divulgada nesta manhã pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, durante entrevista ao programa Ponto Final, da rádio Mirante AM - ouça a íntegra da entrevista. Pelos dados oficiais, a redução foi de 28%. O secretário, que participa de uma reunião que vai tratar, justamente, sobre a violência no transporte coletivo nesta quinta-feira (19), destaca, no entanto, que houve "aumento exponencial desse tipo de ocorrência" no mês de janeiro.

"Nós já estamos atentos e já traçamos estratégias para combater isso. (...) Há que haver uma parceria nessa questão. Vários Estados em que essa questão da empresa participar, também, com sistema de filmagem, câmeras dentro dos ônibus e catracas mais seguras. Isso reduz, e muito, a ação desses marginais", afirmou o secretário.

Questionado a respeito de um levantamento que havia sido divulgado por uma organização não governamental (ONG) mexicana sobre o aumento da criminalidade no Maranhão, o secretário afirmou ter recebido a notícia com surpresa e preocupação. "(Segundo) dados oficiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública e das secretarias de Segurança Pública de todo o Nordeste brasileiro, (...) nós temos a região metropolitana do Nordeste menos violenta", disse. Os dados, ainda de acordo com Aluísio Mendes, são referentes ao primeiro semestre de 2011, já que os dados do segundo semestre ainda estão sendo finalizados - veja o trecho da entrevista em que o secretário comenta os dados no vídeo da reportagem.

A relação do efetivo policial e a população do Maranhão é a pior do Nordeste. O caso se agrava com aposentadorias e reformas. Os dados apontam, por exemplo, que a região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, tem a décima melhor proporção de policiais por habitantes: um policial para cada 377 habitantes, com uma taxa de homicídios de 43,38%. A respeito disso, o secretário acredita que o trabalho que vem sendo feito no Maranhão na redução da violência é "muito bom", considerando a desproporção na relação de policiais por habitantes.

Reportagem atualizada às 11h51.

* Com informações da Mirante AM.

Foto e imagens: Maurício Araya/Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.