SÃO LUÍS – A adutora do Sistema Italuís, que abastece grande parte da capital maranhense, voltou a se romper na noite dessa quarta-feira (4). No último sábado (31), a adutora já havia se rompido no Km 38 da BR-135, em Campo de Perizes.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) havia feito, na segunda-feira (2), inspeção técnica em toda a extensão da adutora do Sistema Italuís, como havia informado por meio de nota enviada à imprensa. A inspeção teve a finalidade de avaliar as condições da tubulação. Até então, havia a necessidade de o sistema permanecer com o bombeamento reduzido em 30%.
Segundo a Caema, a adutora foi instalada para durar no máximo 20 anos, mas já ultrapassou 10 anos do prazo de validade. Quase toda vez que ocorre um rompimento é provocado por uma corrosão.
Só ano passado, a adutora se rompeu outras duas vezes. Segundo a Caema, a falta d’água por causa do rompimento da adutora atinge cerca de 60% da população de São Luís.
Reportagem atualizada às 6h34.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.