SÃO LUÍS - As atividades culturais do ano letivo de 2011 do Centro de Ensino Margarida Pires Leal, escola da rede estadual de ensino localizada no bairro Alemanha, em São Luís, foram encerradas na quarta-feira (7) com a realização do 1º Festival de Dança. Quatro grupos, formado por alunos dos turnos matutino e vespertino, foram premiados.
As apresentações dos grupos, prestigiadas por professores, funcionários da escola e pessoas residentes nas comunidades do entorno do colégio, ocorreram na quadra de esportes. Além dos grupos formados por alunos, o festival teve ainda a apresentação de grupos convidados.
Na disputa de prêmio e troféus foram vencedores os grupos Happy Girl (1º) Garotas dos Anos 60 (2º), Vivi (3º) e Graciosas do Forró (4º). Além dos troféus e diploma de participação, os grupos foram convidados para se apresentarem em uma associação. Como convidados se apresentaram os grupos Street Dance, Autentic Show e Spear Girl.
Emocionadas com o sucesso do evento, as gestoras da escola Maria Bárbara Silva Freitas e Nesimar do Vale Madeira, contaram que a experiência exitosa do festival começou há cerca de um ano por meio de parceria com uma academia de dança coordenada pela professora Soraya Lira.
A meta do projeto era explorar o espaço existente na sala de dança do colégio, que estava ociosa, para estimular as atividades físicas e a forma de bailar entre os estudantes. Com a evolução do projeto foram descobertos diversos talentos, incentivando de forma lúdica à procura por novos artistas da dança.
A parceria entre o colégio e a academia, com o estímulo da secretaria de Educação (Seduc), começou então a trabalhar com todos os alunos que demonstraram interesse. A orientadora Soraya Lira começou a conhecer as habilidades dos alunos que foram diversos grupos de dança.
A culminância do projeto no presente ano letivo ocorreu com o festival. Os alunos criaram coreografias próprias e desenharam as vestimentas de cada grupo, com o aval das gestoras e da orientadora.
Para Nesimar do Vale, o festival pode ser traduzido como uma experiência gratificante e uma excelente participação da comunidade escolar. Pensando no festival do próximo ano, ele pretende arregimentar um maior número de alunos e garantir maior visibilidade ao evento.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.