SÃO LUÍS - Com o Slogan “Doe Sangue, Salve Vidas”, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realiza dia 23 deste mês, a 7ª Campanha de Doação de Sangue. A ação acontecerá no auditório de sua sede administrativa, situada à Rua Silva Jardim, 307 – Centro, das 8h30 às 17h.
A iniciativa que teve início no ano de 1989 é organizada pelo Serviço Social da Caema com apoio da diretoria executiva da Companhia e de todos os colaboradores, em parceria com a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).
Poderão participar da doação, os colaboradores da Caema e de empresas prestadoras de serviços, familiares, estagiários e população em geral, desde que obedeçam os seguintes critérios: possuir entre 18 a 65 anos; peso acima de 50 quilos; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional. É necessário que os doadores voluntários façam o cadastro com antecedência, no setor de Serviço Social da Caema ou mesmo no dia e local da doação.
A ação é realizada anualmente e visa adquirir um estoque de sangue que ficará disponível para uso, em caso de necessidades dos colaboradores e familiares da Companhia, como também contribuir para aumentar a quantidade de sangue do banco do Hemomar. A expectativa é que se consiga captar mais de 100 doadores de sangue na campanha. Na ação anterior, realizada em maio de 2010, de todos os voluntários cadastrados, apenas 53 estavam aptos a doar.
A ação é organizada e coordenada pela encarregada do Serviço Social, Lurdes Carvalho, com o apoio das assistentes sociais, Leda Santos, Cristine Costa, Lúcia Costa, Jacira Santos e da estagiária Ana Carolina.
Para Lurdes Carvalho, é fundamental que a doação seja um trabalho de conscientização de cada funcionário. “Doar é um ato de amor ao próximo”, disse, destacando que, de acordo com o Artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ítem IV, o funcionário tem direito a um dia de folga com abono de ponto, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
A encarregada disse também, que o Acordo Coletivo de Trabalho 2011 a 2013 da Caema, cláusula 24, concede ao funcionário a folga no dia seguinte à doação, com abono de falta ao funcionário da empresa, ou seja, dois dias de folga.
A equipe da Hemomar que dará apoio à Campanha é constituída de aproximadamente 10 pessoas, dentre os quais, Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Assistentes Sociais e apoio administrativo.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.