SÃO LUÍS - Membros de defensorias públicas de todo o país e da América Latina discutem, até a próxima sexta-feira (18), em Natal, a "Erradicação da pobreza na atuação da Defensoria Pública: as várias dimensões do acesso à Justiça", tema central do X Congresso Nacional de Defensores Públicos. Do Maranhão, participa um grupo de defensores públicos, liderado pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo. Na capital do Rio Grande do Norte, ele estará presente ainda na Reunião do Conselho Nacional de Defensores Gerais (Condege).
O Congresso, aberto na terça-feira (15), reúne 1.200 operadores do Direito, entre defensores e demais profissionais da área jurídica e acadêmicos. Promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Norte, o evento mobiliza cerca de 50 palestrantes. Entre as presenças de destaque está o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Estão sendo realizadas palestras, conferências e apresentações de tese, que objetivam o intercâmbio de ideias e troca de informações. As discussões terão como foco a erradicação da pobreza como uma das finalidades primordiais da Defensoria Pública.
Membros e servidores da Defensoria Estadual do Maranhão apresentarão experiências exitosas e discutirão temas específicos. O defensor público Jean Carlos Nunes Pereira, titular do Núcleo Regional da DPE de São José de Ribamar, será um dos debatedores do painel expositivo que abordará "O direito à moradia como direito humano e fundamental, sua eficácia e sua efetivação pelo Poder Judiciário".
A apresentação do Sistema Online de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd), desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, ficará a cargo da chefe da Divisão de Informática da DPE/MA, Renata Cantanhêde.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.