São Luís - Crianças e adolescentes da área Itaqui-Bacanga que integram o projeto Som na Lata terão um encontro especial durante o encerramento da oficina Despertandoa percepção musical. Os músicos Celson Mendes (violonista), Miranda Neto(trompetista) e Jeff Soares (vocalista, baixista e violoncelista) vão falar de suas experiências musicais e apresentar seus instrumentos e suas formas de compor durante uma roda de conversa que acontece neste sábado, 05/11, às 9h, no Parque Botânico Vale.
Com duração de quatro meses, o Som na Lata está sendo desenvolvido pelo Parque Botânico Vale com a parceria da ONG Pegada, idealizadora do projeto. São 60 jovens atendidos pelo projeto que já participaram, em dois meses de atividades, de oficinas de educação ambiental e cidadania e aprenderam, por meio de aulas interativas, sobre os diferentes gêneros e instrumentos musicais. O aprendizado também inclui o acesso avida e a obra de renomados compositores maranhenses e de outras regiões do país cujo trabalho é reconhecido nacionalmente. Neste encontro de sábado, além da roda de conversa, eles farão atividades de percepção rítmica usando corpo e voz.
A programação do projeto compreende quatrooficinas: Educação ambiental e cidadania, Despertando a percepção musical, Confecção de instrumentos musicais com material reciclável e Teoria e práticamusical de conjunto. O aprendizado e a percepção musical dos participantes poderá ser apreciada durante o encerramento do projeto, quando eles farão uma apresentação musical utilizando os instrumentos fabricados durante as aulas.
Durante 4 meses, o Som na Lata tem a proposta de trabalhar, por meio da música, temas importantes ligados à preservação ambiental e cidadania, ensinando técnicas para a confecção e manuseio de instrumentos de percussão e capacitando os jovens a atuarem como músicos semi-profissionais.
Ao ensinar os alunos a fabricar instrumentos a partir de materiais que seriam jogados no lixo, o projeto pretende estimular o envolvimento de crianças e jovens com a reciclagem e consequente redução dos impactos ambientais provenientes do acúmulo de resíduos.
As informações são da Assessoria.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.