São Luís

Inovações no Código Penal e a Lei de Prisões são tema de dabate em São Luís

Objetivo do seminário foi promover espaço para discussão de prerrogativas em torno do tema.

Imirante, com informações da Ampem

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Centenas de associados e convidados participaram do debate sobre as inovações no Código Penal e a Nova Lei de Prisões. Realizado nessa sexta-feira (19), o objetivo do seminário foi promover um espaço para integrantes do Ministério Público, associados e comunidade jurídica discutirem as prerrogativas que giram em torno de um tema tão atual.

Para a abertura do Fórum, a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem) convidou o Procurador Regional da República e relator da Comissão de Juristas do Anteprojeto de Lei do Novo Código de Processo Penal, Dr. Eugênio Pacelli de Oliveira. Logo no início, o palestrante esclareceu que é preciso encarar a Lei das Prisões como sendo uma forma de defesa de direitos. "Não há outra forma para entendermos essas prerrogativas. Temos que sentar para trocar ideias. Ouvir e debater um tema que é de suma importância nos faz progredir para tratamentos adequados e coerentes na questão das prisões", completou.

A presidente da Ampem, Doracy Moreira Reis, ressaltou o papel da Entidade de Classe como fomentadora de debates pertinentes à sociedade. "Queremos contribuir de forma racional, com nossas opiniões, sobre as modificações na Lei de Prisões e as Inovações no Código de Processo Penal. Este é o fortalecimento do nosso papel como Entidade de Classe, auxiliando o aprimoramento dos membros ministeriais", finalizou.

Logo após a palestra, os participantes puderam suscitar o debate acerca do tema apresentado. O debate foi conduzido pelo vice-presidente da Ampem, Augusto Cutrim e pelo promotor de Justiça, José Cláudio Cabral Marques, que respectivamente, mediaram e debateram o tema.

Dr. Eugênio Pacelli foi agraciado com uma placa de agradecimento pela relevante contribuição sobre o tema apresentado no Fórum de Discussão Jurídico Institucional promovido pela AMPEM. Na ocasião, ele lançou e autografou a 15ª edição do Curso de Processo Penal, de sua autoria.

Compêndio

Presente ao evento, o promotor de Justiça João Leonardo Sousa Pires Leal lançou a 6ª edição do "Maranhão: Compêndio de Legislação Estadual". A publicação apresenta a legislação do sistema jurisdicional maranhense e a organização administrativa dessas instituições, completamente revisada e ampliada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.