SÃO LUÍS - Os 121 funcionários públicos estaduais, entre eles 44 médicos, cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o Hospital Universitário Presidente Dutra deverão retornar as suas funções na estrutura do órgão de origem. Foi o que informou o secretário Ricardo Murad ao atual diretor da instituição federal, Vinícius Nina, em ofício enviado no último dia 25.
O objetivo da medida é lotar esses servidores no Hospital Carlos Macieira (antigo Ipem), que está sendo transformado em um moderno centro de média e alta complexidade.Os atos de cessão desses servidores serão revogados em um prazo de 60 dias.
Como justificou o secretário, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com recursos do Programa Saúde é Vida, está investindo na sua rede de serviços, o que inclui não só a construção dos 72 hospitais de 20 e 50 leitos, mas também no aprimoramento e na adequação das unidades já existentes.
Para assegurar o funcionamento desta rede em expansão, será necessário aumentar o quadro de pessoal a ser contratado, a exemplo do que acontecerá com o Hospital Carlos Macieira, onde estão sendo implantados serviços nas áreas de hemodinâmica, UTI, neurocirurgia, urgência e emergência, entre outros.
No ofício, o secretário Ricardo Murad reconheceu a contribuição dada pelos servidores estaduais ao HU da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para efetivação do modelo de atenção à saúde no estado, mas lembrou que a “disposição do servidor é ato precário, e a sua revogação é discricionária, seguindo os critérios de oportunidade e conveniência do administrador público que determinou a cessão dos servidores”.
Ainda de acordo com o gestor estadual, as melhorias que vêm sendo implementadas na rede estadual têm o propósito de descentralizar os serviços de saúde, contribuir para a hierarquização e regionalização, bem como para descongestionar a atenção básica, que sofre com as enormes filas, carência de leitos e exames demandados para esses serviços.
Fonte: Ascom/SES
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.