SÃO LUÍS - No “São João do Maranhão, bumba meu coração”, promovido pelo Governo do Estado, a noite desta quarta-feira (22) foi de arraiais lotados. Na véspera do feriado de Corpus Christi, maranhenses e turistas aproveitaram a programação e se divertiram nos terreiros juninos espalhados pelo Centro Histórico de São Luís. Na Praça Nauro Machado entre tantas atrações, quem embalou o público foi o show do cantor Hilton Assunção, seguido pelo pelas apresentações do Grupo Piaçaba e orquestra do Boi São Simão.
As três amigas, Milena Belfort, Thaís Pereira e Lilian Silva saíram direto do trabalho para o arraial da Praia Grande. “Nós temos que prestigiar e valorizar o que é nosso. A nossa maior riqueza, que é a nossa cultura. A melhor de todas e que igual não há”, declarou a jovem secretária Lilian Silva.
No Canto da Cultura, as coreiras do Tambor de Crioula de Bárbara encantaram o público, seguido do show do Bumbauê, que não deixou ninguém parado com repertório de toadas conhecidas. Ainda se apresentaram o Boi de Pindaré, sotaque da Baixada, e orquestra do Boi de Sonhos.
Ao lado da namorada, o jovem Márcio Noleto ficou encantado com a festa de ritmos e cores. “A festa aqui é única. Além de bonita e dançante, tem ritmo, é cultura pura”, observou. Na Casa do Maranhão, a quadrilha Nova Esperança do São Francisco arrancou gargalhadas do público e muito mais aplausos. A apresentação chamou a atenção do público pela graça das personagens e beleza do figurino.
Outras quadrilhas se apresentaram, assim como a Dança do Boiadeiro Brilho do Sertão e Dança BS Country, de Paço do Lumiar. A autônoma Graça Maria Mello, acompanhada de duas filhas e genro, aproveitou a noite de quarta-feira (22) para acompanhar as programações dos arraiais da Praia Grande e do Ceprama. “Fico feliz quando é época de São João, pois gosto de tudo, desde a comida até as danças e grupos folclóricos”, afirmou.
Ceprama
No Ceprama, o cantor Claúdio Pinheiro levantou o público, que dançou e cantou grandes sucessos de compositores maranhenses. A bela coreografia e letras das músicas do Boi Mocidade Axixaense encantaram a multidão. Também passaram por lá, as zambubas do Boi de Leonardo e sotaque da Baixada, com o Boi de Santa Fé.
O espetáculo do Boi de Morros encheu de brilho o Parque Folclórico da Vila Palmeira. Índias e vaqueiros campeadores rodopiaram em perfeita integração. O terreiro também recebeu o Boi da Madre Deus, o Boi de Arari com sotaque de orquestra e show de Bruno e Nato. “Fico satisfeita em poder olhar as brincadeiras de perto e dançar junto com os grupos que se apresentam”, ressaltou a dona de casa Raimunda Cruz, encantada com atrações.
O “São João do Maranhão, bumba meu coração”, promovido pelo Governo do Estado, continua até o dia 29 de junho.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.