SÃO LUÍS - A primeira exposição de cavalos da raça Quarto de Milha no Maranhão foi realizado, no último sábado (28), no município de Itapecuru-Mirim. Foram expostos cerca de 30 animais, considerados um dos melhores cavalos para corrida em vaquejada e em competições de baliza e tambor.
O Dia de Campo marcou o lançamento do 1º Leilão Maranhão Quarto de Milha, que será realizado durante a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), no dia 31 de agosto, no Parque Independência, em São Luís. “O maranhense é apaixonado pelos cavalos quarto de milha, que são utilizados nas vaquejadas. É preciso incentivar a equinocultura, que tem um grande mercado, e ainda apoiar as vaquejadas realizadas no Maranhão”, ressaltou Cláudio Azevedo, secretário de Agricultura do Estado.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABCQM), existem no Maranhão 624 cavalos da raça e 1.069 mestiços (quando há cruzamento com outras raças).
O total de equinos no Maranhão é de 147.993 animais, segundo informações da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) - órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) - que é responsável fiscalização e autorização para realização das vaquejadas, incluindo a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTA).
Os criadores de cavalos Solano Rodrigues e Fabiano Bezerra, lembraram que o Maranhão é um estado com grandes competidores, mas quase nenhum produtor de cavalos da raça. “Temos um mercado potencial grande, mas que não tem nenhum tratamento empresarial e profissional. Nossa idéia é nos tornarmos um centro produtor de excelência com pura genética de qualidade”, ressaltou o criador Solano Rodrigues. Juntos, os sócios chegam a comercializar cerca de 30 animais, por ano, vendendo para criadores do Maranhão e de outros estados como Pernambuco, Piauí e Ceará.
O trabalho no haras consiste em investir na cadeia produtiva da eqüinocultura, com a melhoria genética e treinamento com o objetivo de produzir animais com alto desempenho em esportes eqüestres, principalmente a vaquejada.
No Dia de Campo foi apresentado também um garanhão Quarto de Milha de nova linhagem, vindo de São Paulo, considerado atualmente o melhor da raça. “Os irmãos deste cavalo ganharam as principais corridas em pista reta realizadas em Sorocaba, em São Paulo, e ele é um dos animais que participarão do I Leilão Maranhão Quarto de Milha”, informou Solano Rodrigues.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.