SÃO LUÍS - A Cohab recebeu nesta sexta-feira (6) ações do Mutirão Emergencial Contra a Dengue em São Luís. A caminhada promovida pelo governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), marcou a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro e adjacências. De acordo com a SES, a incidência de casos da doença na capital diminuiu cerca de 60%.
A concentração para a caminhada chamou a atenção de moradores e comerciantes da principal via de acesso ao bairro, a avenida Jerônimo de Albuquerque. Por onde passou o “exército” formado pelos participantes do mutirão enfatizou a importância de se prevenir contra a dengue, com a adoção de medidas que impeçam a reprodução do mosquito transmissor da doença.
Após a caminhada, são realizados os serviços de capina, limpeza de terrenos e logradouros, desenvolvidos com o apoio da Prefeitura de São Luís, e a visita casa a casa feita pelos técnicos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Estadual, conjuntamente com homens do Corpo de Bombeiros e do Exército, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da Funasa, técnicos da Caema e outros parceiros integrantes do mutirão.
Essas e outras atividades fizeram parte da 6º ação das 10 etapas programadas para combater a larva e o mosquito transmissor da dengue na capital. As etapas foram instituídas pela SES e destinadas a áreas consideradas críticas, apontadas pela Vigilância Epidemiológica municipal, visando a intensificação do combate direto nos bairros, para que o risco de uma epidemia de dengue fosse anulado.
Hoje, 47 dias depois do lançamento oficial do mutirão, feito pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, os dados oficiais comprovam que as medidas planejadas para um período de 90 dias já surtiram o efeito desejado.
Continua após a publicidade..
“A possível epidemia já se encontra distante da realidade, uma vez que ao longo de quatro semanas consecutivas nota-se uma queda acentuada no número de casos, e que durante todo este período em que estamos monitorando os casos houve registros de apenas um óbito por dengue confirmado na capital”, avalia o superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES, Henrique Jorge dos Santos.
De acordo com a Coordenação Estadual de Combate a Dengue, da 13ª semana até a 17ª, de 2011, o número de casos da doença que era de 400 notificações, sofreu uma redução de 60%, o que corresponde a apenas 130 casos, numa população de mais de um milhão de habitantes.
Segundo Henrique Jorge todos estes dados devem ser acrescidos positivamente, uma vez que o período compreendido entre o final deste mês e começo de junho propicia naturalmente uma diminuição natural da infestação devido a fatores climáticos. “Nós esperamos que esses números sejam alterados com a diminuição da chuvas, mediante a chegada do período mais quente, em nossa cidade”, acrescentou ele.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias