SÃO LUÍS - A Favela do Samba é a campeã do Carnaval 2011 de São Luís. O resultado saiu no fim da tarde dessa Quarta-Feira de Cinzas e deu à agremiação o sexto título consecutivo, tornando-a hexacampeã. A comemoração já começou na sede da escola, no Sacavém.
Com o desfile mais inovador da primeira noite da Passarela do Samba, a Favela tocou bumba meu boi no Carnaval. A escola chamou atenção ao incorporar ao samba o ritmo característico das festas juninas maranhenses. Instrumentos como o tambor-onça – espécie de cuíca que imita o urro do boi ou da onça – foram agrupados à bateria. Em certos momentos, o ritmo do samba dava lugar à música e dança do bumba meu boi. O enredo conseguiu superar o desfile de 2010.
Confira fotos da comemoração da Favela do Samba
Para contar a história do boi como elemento sagrado e figura folclórica, a Favela do Samba buscou inspiração em diversas culturas. O enredo foi contado com a ajuda de carros cheios de efeitos e alas coreografadas. Bastante teatral, a comissão de frente trouxe uma réplica da montanha onde Moisés recebeu os 10 mandamentos judaico-cristãos, durante a fuga do Egito. De dentro da estrutura, saíam os elementos surpresas: o bezerro de ouro que, adorado pelos israelitas, provocou a fúria de Moisés, levando-o a quebrar a “Tábua das Leis”.
Um dos carros alegóricos homenageou a Índia, onde o boi é considerado animal sagrado. O enredo, também, aportou na Europa, onde durante as touradas o boi é a estrela maior, principalmente na Espanha. A ala dos toureiros apresentou uma bela coreografia. A festa do Boi-Bumbá também foi representada na avenida. Por último, foi apresentada a festa do bumba meu boi do Maranhão.
Favela do Samba
A Favela do Samba começou como um bloco de rua na década de 50, uma história de dedicação e muito trabalho transformou a brincadeira da comunidade na "nação favelense". Uma escola de desfiles memoráveis e uma imensa torcida.
A escola possui como símbolo a lira que foi feita pelo Senhor Arcelino e é usado até hoje. Suas cores são azul e branca. Conquistou doze títulos, sendo o primeiro em 1977, e o último em 2009. Em 1984, não desfilou, porém trouxe Neguinho da Beija-Flor para gravar o samba-enredo "Êta mulher pai-d'égua". Sagrou-se campeã nos anos de 1977, 1992, 1993, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.
Desfile das campeãs
No sábado (12), as escolas e blocos organizados e tradicionais voltam à Passarela do Samba. A programação começa às 19h com a entrega dos troféus.
Samba-enredo da Favela do Samba 2011
“O Boi é Festa”
Contam que a ira de Moisés com o povo hebreu
Foi um bezerro de ouro
Na Grécia, um minotauro apareceu
Metade homem, metade touro
Pelos labirintos da vida
Cheguei aos campos da China
Fartura na mesa não pode faltar
Então bota esse touro pra brigar
Meu boi é festa , é farra, virou moda
Na tourada dou olé (olé olé)
Carnaval me contagia, a dor perde pra alegria
Favela é show de samba no pé
O sonho de Nassau fez meu boi voar (voar, voar)
Num laço de rodeio fui parar no Boi-Bumbá
Azul anil desse céu, vermelha a cor da paixão
Vou garantir e caprichar teu coração
Desci a duna de areia nos Lençóis do Maranhão
Fui no bailado de Dom Sebastião
Vem ouvir o som dos meus clarins
Misturo orquestra com zabumba,
Matracas e pandeirões
Eu vou com o carcará em louvação
Pra São Pedro, São Marçal e São João
Vou acender a fogueira
Incendiar a passarela (eu vou, eu vou)
No auto do meu bumba-boi
Vou guarnecer minha Favela (Favela, Favela)
Favela do Samba é hexacampeã do Carnaval
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.