Segurança Pública

População do Itaqui-Bacanga ganhará Batalhão da Polícia Militar

Secretário de Segurança, Aluisio Mendes, disse que o batalhão será entregue até o final do ano.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - A região do Itaqui-Bacanga, em São Luís, com uma população estimada em 250 mil habitantes, vai ganhar até o final do ano, um novo Batalhão de Polícia Militar. O terreno onde será construído o batalhão foi doado pela Vale ao Governo do Estado, nesta segunda-feira (31).

A solenidade de doação do terreno contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e do comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Franklin Pacheco. Participaram, também, o diretor de Logística Norte da Vale, Luiz Fernando Landeiro; o gerente-geral de Relações Institucionais desta empresa, Dorgival Ferreira Pereira; além de representantes da comunidade.

- Esse novo batalhão está sendo planejado numa concepção moderna, com sala de inclusão digital para comunidade e área de esporte. É uma nova visão de como se vai ver a segurança pública a partir desses quatro anos - disse Aluisio Mendes, destacando ainda que o Itaqui-Bacanga está crescendo muito e as previsões indicam que vai continuar crescendo nos próximos anos.

O secretário de Segurança ressaltou que a parceria com a Vale possibilitará um maior suporte nas ações de segurança que estão sendo desenvolvidas pelo governo em toda a região de São Luís. Para Luiz Fernando Landeiro, "a doação representa um benefício para o Estado, em especial, para a região, no que diz respeito à segurança da população".

Instalações

O terreno fica localizado no bairro do Fumacê, próximo ao Anjo da Guarda. O prédio, que vai ocupar uma área de 42.500 metros quadrados, terá estrutura funcional com salas, atendimento, auditório, pátio e também um núcleo educacional.

- O novo batalhão vai cuidar da questão de segurança pública e da integração com a sociedade. Teremos sala de inclusão social e área de esporte para que a população se sinta confortável em frequentar esse batalhão - enfatizou Aluisio Mendes.

O objetivo do núcleo educacional é ofertar cursos aos militares e para a comunidade, por meio de programas de qualificação profissional à distância. Também são colocados em prática por meio de aulas do Programa de Inclusão Digital nos Batalhões, já desenvolvido pela Secretaria de Segurança, em convênio com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Início da obra

Com a doação do terreno será agora iniciado o processo de licitação e o secretário de Segurança disse que, até junho, deve ser iniciada a construção. "Como é um projeto feito de maneira modular, até o final do ano deverá estar concluído", contou.

O gerente-geral de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Ferreira Pereira, destacou que a região Itaqui-Bacanga já concentra quase 30% da população da capital e precisa de uma batalhão como o que será construído pelo governo.

Para o representante do Conselho Comunitário de Segurança da Área Itaqui-Bacanga, Isaias Castelo Branco, a construção do batalhão é uma reivindicação antiga da comunidade.

- Com a implantação desse batalhão, fazendo um trabalho com os conselhos, junto às comunidades, entendemos que podemos reduzir esses números de violência que temos no local - disse.

Com as informações da SSP-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.