Santa Inês - Na presença de aproximadamente 100 convidados, entre empresários, representantes da sociedade civil, políticos e agências de propaganda, o Sistema Mirante inaugurou, ontem à noite (9), outro transmissor na cidade de Santa Inês, distante aproximadamente 250 km de São Luís.
A inauguração ocorreu durante o Encontro Mercado, realizado no Hotel Socic, no município. Estiveram presentes no evento: a presidente do Sistema Mirante, Teresa Sarney; o secretário Estadual de Esportes, Sousa Neto; o presidente da Associação Comercial de Santa Inês, José Vieira de Araújo; o chefe de Redação da TV Mirante, Roberto Prado; o diretor de Marketing do Sistema Mirante, Laércio Sousa; o diretor de engenharia do Sistema Mirante, Luiz Moraes Costa; o diretor comercial da TV Mirante, Francisco Alexandre de Melo Franco, o Neto; a gerente comercial da afiliada TV Mirante Santa Inês, Sandra Regina; o diretor de Interior do Sistema Mirante, Ronaldo Moraes, entre outros.
A partir de agora, com esse novo transmissor, não somente Santa Inês terá uma melhor qualidade de imagem como também cidades próximas, como Bom Jardim, Pindaré, Santa Luzia e Pio XII, receberão uma melhor transmissão de áudio e vídeo.
A presidente do Sistema Mirante, Teresa Sarney, afirmou que a inauguração do transmissor não somente visa dar mais qualidade aos clientes, anunciantes e telespectadores de Santa Inês e região, mas é a forma de demonstrar o quanto o Sistema Mirante acredita no crescimento do Maranhão. “O Maranhão vai crescer muito e toda empresa que investir aqui terá um retorno. Esta antena é um novo marco no Sistema Mirante”, declarou a presidente. “Com essa nova antena, o sinal da Mirante onde ela pegava bem ficará melhor e onde não pegava tão bem passará a ter uma outra qualidade”, complementou o diretor de engenharia do Sistema Mirante, Luiz Moraes Costa.
Somente nessa nova antena, foram necessários investimentos da ordem de R$ 150 mil. Ela tem 2kW (quilowatts) de potência e, além dela, o Sistema Mirante também investiu na compra de novos equipamentos como câmeras, geradores de energia mais potentes, um nobreak de grande potência para dar suporte ao transmissor. Também foi construído um estúdio em Santa Inês, com 56 m², e adquiridas câmeras do sistema P2. Outra mudança foi a troca de equipamentos da Central Técnica.
Teresa Sarney também afirmou que já foi adquirido outro terreno em Santa Inês onde será construída outra sede da TV Mirante Santa Inês. O atual está abrigado em uma área de, aproximadamente, mil metros quadrados. A nova ficará em uma área de 2.300 metros quadrados. Mais que o dobro da atual.
Ainda como parte do programa de investimentos na TV Mirante Santa Inês, estão previstas a instalação de outra ilha de edição e a troca da mesa de produção de jornalismo da região. “Com esses investimentos, estamos preparando também Santa Inês para as transmissões em alta definição em um futuro próximo”, assinalou a presidente do Sistema Mirante. As transmissões digitais no interior devem começar por Imperatriz e depois nas outras afiliadas da TV Mirante pelo Estado. Nos planos do Sistema Mirante, a Copa de 2014 já seria transmitida em alta definição também na região do Vale do Pindaré.
Segundo o diretor de interior do Sistema Mirante, Ronaldo Moraes, a partir de agora será possível apresentar um produto com a qualidade ainda maior do que já era oferecida. “Anunciantes e clientes sempre cobram um produto de excelência quando se fala em padrão Mirante e Globo. Por isso a inauguração desse transmissor foi muito importante”, destacou o diretor de interior do Sistema Mirante.
O secretário de Estado de Esportes, Sousa Neto, natural de Santa Inês, destacou a importância da cidade receber um novo transmissor. “Sem dúvida saímos na frente. Em uma época em que as informações são quase instantâneas, um investimento desse porte mostra a importância estratégica de nosso município”, falou.
A sócia-presidente da agência BMN propaganda, Nice Oliveira, projetou em um aumento de faturamento de pelo menos 20% para sua empresa a partir de agora com o início das transmissões com esse novo equipamento. “Alguns clientes reclamavam do sinal em algumas cidades mais distantes. Agora, a qualidade da imagem é outra e, sem dúvida, eles já estão mais satisfeitos”, pontuou Oliveira.
Apresentada pesquisa inédita sobre audiência
Além da inauguração do transmissor, o Encontro Mercado em Santa Inês também apresentou a clientes e anunciantes os números inéditos da primeira pesquisa de mercado de televisão no município.
O levantamento foi feito com 210 pessoas em abril deste ano, demonstrando a audiência na região de Santa Inês. Pelos números, a TV Mirante é líder de audiência em todas as faixas de horário. “A pesquisa dará mais exatidão aos nossos investimentos em propaganda para o empresário divulgar seu produto com mais segurança”, analisou o presidente da Associação Comercial de Santa Inês, José Vieira de Araújo.
A pesquisa mostrou que a TV Mirante Santa Inês tem média de audiência de 33,82% pela noite, produzindo um share (participação no mercado sobre os televisores ligados) de 55,84%. No período da tarde, a audiência chega a 25,92%, com share de 51,78% e, pela manhã, a audiência média é de 19,31%, com share de 47,29%. Dos vinte programas mais assistidos na região, 18 são da TV Mirante. O JMTV 2ª Edição é o programa local de maior audiência na região e o terceiro em audiência no geral, perdendo apenas para a novela das oito e para o Jornal Nacional.
Um dos maiores anunciantes da região, Bernavio Claudino, gerente do Armazém Paraíba, classificou de positiva a divulgação. “Grande parte do nosso crescimento deve-se aos investimentos em mídia e essa pesquisa irá balizá-los. Até agora, sempre tivemos um grande retorno ao anunciar na TV Mirante. Acredito que o nosso retorno será maior a partir de agora”, assinalou Claudino.
Durante a exposição sobre os números, também foram divulgadas informações sobre as classes sociais de maior audiência e a faixa etária. Pelos dados, a maior participação da audiência está nas classes D e E, responsáveis por 47,43% da audiência. A classe C é responsável por 46,61% da audiência e as classes A e B, 5,96%. Entre as faixas etárias, o levantamento do Ibope mostrou que a audiência é maior entre as pessoas de 25 a 34 anos, responsáveis por 20,64% do nível de audiência. “Esses números serão importantes para o anunciante fundamentar seu investimento em mídia”, expôs a gerente de pesquisas do Sistema Mirante, Adriana Pinto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.