SÃO LUÍS - O curso de Mestrado em Ciência Animal da Universidade estadual do maranhão (Uema) está desenvolvendo pesquisa em parceria com as secretarias municipais de Agricultura dos municípios da microrregião de Imperatriz.
Dois projetos de pesquisa já estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores Ermilton Júnior Pereira de Freitas e José Manoel de Moura Filho, mestrandos da Uema, e pelos alunos de iniciação científica, Carlos Eduardo Rabelo Lopes e Shirley Christiane de Castro Fonseca, orientandos do Professor Helder de Moraes Pereira. A ação é realizada em colaboração com as Secretarias Municipais de Agricultura de Amarante do Maranhão e Lageado Novo.
Os trabalhos são: "Frequência de anticorpos contra o herpesvírus tipo 1 (BoHV-1) em bovinos de corte não vacinados na microrregião de Imperatriz” e “Detecção de anticorpos contra o vírus da DVB (diarréia bovina vírus) no leite individual e de conjunto em tanque, de rebanhos não vacinados no Maranhão - Brasil".
Os pesquisadores realizaram nos municípios um levantamento soroepidemiológico no rebanho bovino leiteiro e de corte da região, de doenças ainda pouco conhecidas pelos produtores como é o caso da IBR (Rinotraqueíte Infecciosa Bovina) e DVB (Diarreía Viral Bovina), patologias que causam grandes prejuízos à produção animal, sobretudo os de caráter reprodutivo.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.