SÃO LUÍS - Mais de 6.500 estudantes irão desfilar, neste domingo (5), em homenagem ao Dia da Raça, na Avenida Vitorino Freire (Areinha), em São Luís. O tema do desfile deste ano, “Uma viagem fantástica ao mundo encantado das fábulas e dos contos de fada”, promete levar o público ao universo mágico de clássicos da literatura infantil como: "Pinóquio", "A Bela e a Fera", "Dom Quixote", "O Gato de Botas" e "A Branca de Neve" – contados e recontados por escritores internacionais, nacionais e regionais.
A Avenida será palco para as histórias e os personagens serão personificados em atuações e caracterizações dos alunos de 58 escolas estaduais, organizadas em 66 pelotões diferentes. Eles mostrarão ao público, um espetáculo que vai desde a origem à evolução literária das fábulas e contos de fadas.
“A concepção do tema surgiu como forma de resgatar o ato de contar histórias infantis relatadas pelos nossos avós, que ficaram na memória e ainda despertam curiosidade e interesse ao longo dos anos,” destacou o arte-educador Renato Pereira.
Renato Pereira relatou que os alunos irão caracterizados como os personagens principais de cada história. Outro grupo também representará autores dessas fábulas na avenida como os irmãos Grimms e La Fontaine.
Ele informou que o desfile tem o objetivo de resgatar obras de autores maranhenses como: Catulo da Paixão Cearense e Viriato Corrêa, e a escritora gaúcha, Lygia Bonjuga. Outro destaque é o maranhense Nunes Pereira – primeiro antropólogo brasileiro a registrar as fábulas indígenas brasileiras no obra "Moronguetá".
“A sociedade terá a oportunidade de vivenciar fábulas e contos de fadas, que permanecem vivos no nosso imaginário pelas histórias contadas pelos nossos antepassados, como a Dona Carochinha no rádio maranhense, e que nos ensinam de forma mágica, a ser cidadãos do mundo,” enfatizou o secretário de Educação Anselmo Raposo.
O tema do desfile 2010 foi fruto de muita discussão e pesquisa de educadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no primeiro semestre deste ano. Com a escolha do tema, as escolas selecionadas para desfilar foram instruídas a desenvolverem em sala aula, as principais ideias e concepções a respeito das fábulas e dos contos de fadas.
De acordo com a coordenadora-geral do desfile estudantil, Terezinha Ferreira, as escolas da rede estadual se preparam para demonstrar na avenida o que construíram a partir da sala de aula. Ela relatou que alunos, professores e diretores fizeram um estudo do tema a ser trabalhado por eles, e que, a partir desses dados, as escolas trabalharam para enriquecer o desfile, recriando novas alegorias e destaques para ser levados à avenida.
“Cada escola escolhida, para passar na avenida, se esmerou, influenciando os alunos. As crianças estão ansiosas para mostrar o trabalho que aprenderam na escola. É um momento singular para a comunidade, além de ser incentivo para o ensino- aprendizagem”, afirmou a coordenadora.
Homenagem
Além dos contos e fábulas, o teatro infantil, a dança e a ópera serão apresentados pelos alunos da rede estadual. Na dança e na ópera, serão encenados, respectivamente, “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky e “A Flauta Mágica” de Mozart.
Durante o desfile, doze autores de teatro serão homenageados, como exemplo: escritora Bia Bedran, protagonista da peça "Azul ou Encarnado", encenada em 1977, de autoria de Maria Arminda Souza. Ela agradeceu à Seduc pela honraria que recebeu. “Muito obrigada pela homenagem, achei muito boa e criativa a ideia do desfile,” expressou.
Números do desfile
Passarão pela avenida: 58 escolas estaduais com 3,5 mil alunos; 850 estudantes da rede municipal; 680 do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra); 1,3 mil estudantes dos colégios militares Tiradentes e 2 de Julho; 100 alunos da Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) e 120 do colégio Marista.
Quatro bandas marciais farão parte do desfile, entre elas: a de Miranda do Norte, Lago da Pedra e Raposa e a Oficial das Escolas Estaduais, além dessas, as bandas da Polícia Militar e do 24º Batalhão.
Programação:
8h - Cerimonial de recepção às autoridades no palanque oficial.
8h10 - Hasteamento do Pavilhão Nacional, Bandeira do Estado do Maranhão e Bandeira do município de São Luís.
8h20 - Retorno ao palanque oficial.
8h30 - Início do desfile estudantil e
12h - previsão de encerramento do desfile.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.