Eleições 2010

Serra ajuizou 61 ações contra Dilma em dez dias, diz TSE

Desde o início do horário eleitoral, tribunal recebeu 80 representações.

Débora Santos, G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

BRASILIA - Desde o início do horário eleitoral gratuito, no dia 17 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 80 ações contestando programas eleitorais de candidatos à Presidência da República. Desse total, 62 processos foram ajuizados pela coligação “O Brasil Pode Mais”, de José Serra – 61 delas contra a candidata do PT, Dilma Rousseff e uma contra o PCO.

As representações contra a coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, liderada pelo PT, acusam Dilma de invasão de propaganda em horário eleitoral gratuito destinado a outros candidatos. Os tucanos afirmam que a maior parte das invasões na propaganda ocorreu em Santa Catarina (53 casos), seguido de São Paulo (3), Minas Gerais (2), Distrito Federal (1) e Paraná (1). Em todos esses processos, a coligação de Serra pede retirada do tempo de propaganda da candidata petista.

Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo TSE nesta sexta-feira (27) que mapeou as ações recebidas pelo tribunal nos primeiros dez dias do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

As 17 ações protocoladas pela coligação petista tiveram como alvo o adversário tucano. Em 12 delas Serra é acusado de exibir jingles ofensivos à Dilma Rousseff. Nas demais, os petista questionam o uso de imagem do presidente Lula pelo adversário e uma suposta propaganda negativa da candidata do PT à Presidência.

O PV apresentou ao TSE apenas uma ação contra o PSTU, em que pede direito de resposta por suposta ofensa à candidata Marina Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.