SÃO LUÍS - Mais oito pistolas .40, das 16 que foram furtadas do Comando Geral da Polícia Militar, na última sexta-feira (20), foram recuperadas na madrugada desta terça-feira (24). Elas foram encontradas no quintal de uma casa no bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar, após negociação entre o superintende da Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchôa, e o advogado de Francisco Carlos Garcia, um dos receptadores das armas. A polícia procura, agora, pelas duas pistolas que ainda faltam.
De acordo com informações apuradas pelo repórter da Mirante AM, Domingos Ribeiro, as armas estavam enterradas no quintal de uma casa, dentro de uma sacola. Ainda segundo as informações apuradas pela polícia com o advogado de Francisco Carlos Garcia, o responsável pelo furto, Gilberto Garcia Oliveira, conhecido como "Siri", entregou somente oito armas, e não dez como havia sido divulgado nessa segunda-feira.
Além das pistolas, foram recuperados 14 carregadores e muita munição.
Primeiras armas recuperadas
A Polícia Militar conseguiu recuperar, primeiramente, seis das 16 pistolas .40 roubadas do quartel. Três em São Luís e três no município de Penalva. Ontem, as armas foram apresentadas à imprensa, juntamente com cinco presos suspeitos de envolvimento direto com o caso.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e com a Polícia Militar, que abriu inquérito para apurar o roubo, o detento Gilberto Garcia Oliveira foi o responsável pelo roubo. Ele pegou as 16 armas, colocou-as em uma sacola, pulou o muro e fugiu de mototáxi. Gilberto era beneficário do programa de ressocialização e trabalhava na área de serviços gerais da polícia montada.
Os cinco policiais do Serviço de Cavalaria da PM, dois sargentos e três soldados, detidos após o roubo continuam sob a pena, visto que eram os responsáveis pela segurança do local no momento do roubo.
A punição também atingiu o comandante do Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar. O major, responsável por esta função, foi exonerado do cargo e continua afastado.
Matéria atualizada às 15h18, para correção de informações.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.