Maranhão

Bares ainda tentam se adaptar para cumprir Lei Antifumo

A lei, aprovada e promulgada pela AL em 2009, proíbe o fumo em ambiente fechado, público ou privado.

Werton Araújo/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (13), faz um ano que a Lei Antifumo entrou em vigor no Maranhão. A lei proíbe o fumo em ambientes fechados, públicos ou privados.

Em São Luís, os bares ainda tentam se adaptar para cumprir as exigências da legislação. Assista à reportagem de Werton Araújo, da TV Mirante.

Há um ano, acender um cigarro em ambientes fechados está proibido por lei. O objetivo é proteger o fumante passivo da inalação da fumaça liberada pelo cigarro.

A lei, aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa em agosto do ano passado, proíbe o fumo em qualquer ambiente fechado, público ou privado.

Continua após a publicidade..

Um levantamento feito pela Vigilância Sanitária do Estado mostra que no primeiro ano de Lei Antifumo no Maranhão foram registrados apenas oito autos de infração. A Vigilância Sanitária informou que foram realizadas fiscalizações em 246 bares e restaurantes de São Luís.

Mesmo com a lei, o hábito ainda não foi mudado totalmente. Tem gente que insiste em fumar em locais onde o cigarro foi banido. Mas alguns estabelecimentos se adaptaram às novas exigências para escapar das punições.

Foto: Arquivo/O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.