Magno Cruz

Ministério da Cultura divulga nota de pesar pela morte de Magno Cruz

Juca Ferreira diz Magno foi uma das maiores lideranças do movimento negro do MA e do Brasil.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - O ministério da Cultura divulgou na tarde desta terça-feira (3), uma nota de pesar pela morte do coordenador do Centro de Cultura Negra do Maranhão, Magno José Cruz, 59 anos. Mangno Cruz morreu vítima de um câncer no fígado. O enterro vai ser na quarta-feira (4), no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

A nota assinada pelo ministro Juca Ferreira diz que "é com pesar que registramos a perda de uma das maiores lideranças do Movimento Negro do Maranhão e do Brasil e que o Brasil inteiro está de luto".

Magno Cruz era engenheiro civil, por formação, mas se descobriu no movimento negro, elevando o reconhecimento do Centro de Cultura Negra. Foram 30 anos dedicados ao movimento. Por duas vezes, ele foi o presidente da entidade e era considerado, por todos, o presidente de honra do Centro de Cultura Negra, fazendo parte do grupo de diretores.

Magno José Cruz fez parte do Partido dos Trabalhadores (PT) e chegou a se candidatar, por duas vezes, ao cargo de vereador pelo município de São Luís. Magno também foi um dos fundadores do Sindiacto dos Urbanitário da Caema, ativista na rádio comunitária Conquista e dos direitos humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.