SÃO LUÍS - O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, esteve em São Luís nesta terça-feira (13), onde recebeu o título de Cidadão Ludovicense e falou sobre alguns projetos de governo, caso seja eleito em 2010. O candidato foi recebido na capital maranhense pela Coligação "O Povo é Maior", que reúne os partidos PDT, PSDB e PTC, e tem como candidato ao governo do Estado, Jackson Lago (PDT).
José Serra chegou a São Luís por volta das 15h30. Militantes dos três partidos prepararam uma grande recepção para o candidato no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. No mesmo local, professores da rede municipal de ensino protestavam contra do governo municipal do prefeito João Castelo, do PSDB.
Ao invés de desembarcar no terminal de passageiros, como foi confirmado pela coordenação de campanha da Coligação "O Povo é Maior", José Serra desceu em um hangar próprio para voos fretados.
Declarações
Questionado sobre a sua rejeição no Nordeste e que os nordestinos têm medo que ele corte os benefícios sociais como o Bolsa Família, Serra foi enfático. "Isso não existe! Isso é o PT que espalha na disputa eleitoral. Isso é coisa de adversário eleitoral". Já sobre as últimas pesquisas, que têm mostrado um avanço de Dilma Rousseff, candidata à presidência pelo PT, José Serra minimiza. "Pesquisa vai e vem. A que vai valer é a pesquisa na boca da urna. Agora, a campanha vai mesmo acelerar no fim deste mês, em agosto, quando começarem os debates, se é que a candidata vai ao debate". Ele declarou ainda que "o Lula será presidente até o dia 31 de dezembro. Mas o cargo de presidente não dá para terceirizar. Quem for eleito é que vai comandar o país. Então, a pópulação vai julgar quem está mais apto, quem tem mais condições para isso, em razão de tudo que já fez na vida, das propostas e do método que tem de governar".
José Serra também criticou um projeto em andamento no Congresso Nacional sobre a criação de uma empresa estatal de seguros, afirmando que "é um perigo, pois é onde pode-se encontrar muita corrupção".
Cidadão Ludovicense
Na Associação Comercial do Maranhão, José Serra recebeu do vereador Chico Viana (PSDB), o título de Cidadão Ludovicense, aprovado pela Câmara Municipal no dia 22 de junho. No discurso, Serra falou dos avanços na saúde quando foi Ministro da Saúde e chegou a declarar que "não há político no Brasil que tenha feito, dos anos 80 para cá, mais pela região Nordeste do que eu".
Sobre o Maranhão, falou que o Estado é rico em recursos naturais, localização e no seu povo. José Serra culpou as administrações anteriores pela falta de desenvolvimento do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.