Mundo

Israel pode indiciar atirador que matou palestina desarmada em ofensiva militar em Gaza

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 12h52

BRASÍLIA - Promotores da Justiça Militar de Israel anunciaram hoje (6) que os militares, alguns de patentes elevadas, que participaram de ofensiva na Faixa de Gaza entre 2008 e 2009, serĂŁo indiciados. Na lista, estĂĄ um atirador suspeito de homicĂ­dio culposo de uma palestina desarmada que integrava um grupo que mostrava bandeiras brancas no momento do ataque. As informaçÔes da agĂȘncia de notĂ­cias BBC Brasil.

A Organização das NaçÔes Unidas (ONU), na Ă©poca, informou que 1,3 mil palestinos foram mortos. Entre os israelenses, as baixas foram de 20 mortos. O governo de Israel afirmou que as açÔes – que incluĂ­ram bombardeios de ĂĄreas habitadas – foram uma reação Ă s atividades de militantes, que disparavam foguetes de Gaza em direção a Israel.

A campanha militar foi criticada internacionalmente e um relatório endossado pela ONU, chamado Goldstone, acusou Israel de uso desproporcional da força. A versão foi rejeitada pelo governo de Israel.

Em comunicado oficial divulgado hoje (6), o Exército informou que o incidente no qual o soldado israelense supostamente disparou contra as palestinas desarmadas se assemelha a um caso descrito no Relatório Goldstone. Mas acrescentou que foi "impossível" estabelecer "conexÔes suficientes" entre o depoimento de uma testemunha palestina e o testemunho dado pelos soldados israelenses.

"Depois de receber os depoimentos, o advogado-geral militar ordenou que um sargento seja indiciado sob acusação de homicĂ­dio culposo pela Justiça Militar", informou o ExĂ©rcito Israelense. "Esta decisĂŁo Ă© baseada em provas de que o soldado, que estava servindo como atirador, deliberadamente atingiu um indivĂ­duo – isto andando com um grupo de pessoas que agitavam uma bandeira branca, sem receber ordens ou autorização para fazer isso", acrescentou o ExĂ©rcito, na nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.