SÃO LUÍS - Quinze novos conselheiros tutelares tomam posse nesta terça-feira (15). Eles serão os responsáveis por formular e deliberar sobre a política social destina a crianças e adolescentes para os próximos três anos e dar assistência em três Conselhos Tutelares: Cidade Operária/Cidade Olímpica, Vila Luizão/Turu e Centro/Alemanha.
Em eleição realizada no dia 30 de maio, foram escolhidos cinco membros de cada área acima citada, através do voto, para um mandato de três anos. Cabe ao conselheiro tutelar a função de atender e aplicar medidas de proteção às crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados, encaminhando notificações aos órgãos competentes, cabendo-lhe também a função de aconselhar pais e responsáveis, representar junto às autoridades jurídicas, requisitar serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros, visando, sobretudo à proteção e ao direito da criança e do adolescente.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão paritário, criado desde 1991, conforme Lei Municipal 3.131, que sofreu alterações com a reedição da Lei Municipal 164/04, e que tem como principal objetivo formular diretrizes para a Política Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente através dos Conselhos Tutelares, órgãos constituídos por pessoas eleitas pela sociedade, investidas de autoridade para aplicar medidas e requisitar serviços numa perspectiva de fazer cessar a violação dos direitos da criança e do adolescente.
Na busca por cumprir a sua missão, já com 19 anos de atuação na área social em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA de São Luís tem buscado exercer o seu papel de formulador e deliberador de políticas para a infância e adolescência articulando ações que envolvem a participação e o compromissos de órgãos governamentais e não governamentais, em ações como o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, realização e processo de escolha de conselheiros tutelares, capacitação de seus membros, financiamento de projetos sociais através do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, entre outras iniciativas.
As informações são da Prefeitura de São Luís.
Saiba Mais
- Conselhos tutelares: mais de 2 milhões foram às urnas no país
- Três cidades do Maranhão não elegeram novos conselheiros tutelares; entenda
- Conselheiro tutelar: o que é e para que serve?
- Após se darem 20 dias de recesso, conselheiros tutelares são alertados a retomar serviço presencial
- Imperatriz recebe curso de formação de conselheiros tutelares do Estado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.