SÃO LUÍS - O calendário de vacinação de uma pessoa começa ainda na maternidade, nas primeiras horas de vida, quando o bebê recebe as primeiras doses das vacinas BCG e contra hepatite B. A partir daí, deve ser seguido um cronograma pela vida inteira, pois quem toma todas as vacinas tem mais chances de viver de forma saudável. Assista à reportagem de Werton Araújo, da TV Mirante.
Os cuidados com a vacinação começam ainda na maternidade. O recém-nascido recebe a primeira dose da vacina contra a hepatite B nas primeiras doze horas de vida. Daí para frente é preciso seguir um calendário básico de vacinação até a criança completar um ano. O objetivo é prevenir doenças.
São vacinas contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, paralisia infantil, diarreia por rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, Gripe A e rubéola. A imunização é feita de acordo com a idade da criança sempre respeitando o número de doses e de reforços que estão na carteira de vacinação.
Mas vacina não só coisa de criança. O adolescente também precisa visitar os postos de saúde. Dos 11 aos 19 anos, o jovem que comprovou que já se vacinou contra difteria e tétano, deve receber uma dose de reforço.
A partir dos 20 anos, homens e mulheres, que estão com o calendário em dia recebem reforços da vacina contra tétano, difteria e febre amarela. Doses repetidas a cada dez anos por toda a vida.
Já a partir dos 60 anos, os cuidados são contra a gripe, com a vacinação anual e a pneumonia, dose única.
O cartão de vacinação é um documento indispensável para pessoas de todas as idades. Ele é a comprovação de que as doses foram administradas de forma correta. Quem perdeu o cartão terá que receber novamente as vacinas que estão faltando.
Saiba Mais
- Multivacinação contra HPV é realizada neste sábado em São Luís
- Vacine-se! Saiba quando será o Dia D da Multivacinação em São Luís
- Prevenção e autocuidado: Dra. Angela Falcai orienta sobre vacinas antes do Carnaval em São Luís
- Vacinação contra HPV é ampliada para jovens de 15 a 19 anos no Maranhão
- Governo prorroga prazo de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.