São Luís

Educação Infantil é debatida em São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - As questões que envolvem a Educação Infantil no Maranhão foram discutidas por professores, técnicos educacionais e gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante o 3º Encontro Estadual de Educação Infantil do Maranhão, realizado no município de Caxias. O evento foi organizado pela Associação Estadual de Educação Pré-Escolar, em parceria com entidades e órgãos ligados à educação.

Segundo o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar no Maranhão (Omep), Fernando Silva, a Seduc passa por um novo momento em que a educação infantil poderá ser retomada em sua plenitude.

“A Secretaria trabalha prioritariamente com o ensino médio, mas isso não impede que as políticas educacionais infantis voltem a ser trabalhadas pela Seduc. Esta é uma luta pela educação que trataremos com firmeza e determinação”, afirmou Fernando Silva.

Para o secretário Anselmo Raposo, a educação infantil deve também ser focada na formação específica dos professores. “O professor de educação infantil não pode ter somente um curso técnico. É necessária uma formação mais completa e continuada”, disse.

Durante o evento, o secretário anunciou o estudo para a criação de duas superintendências específicas na Seduc: de educação especial e de educação infantil. “Somente os educadores que conhecem de fato a relação ensino-aprendizado podem mudar a educação em nosso estado” ressaltou Anselmo Raposo.

O vice-presidente da Omep na América Latina, Roberto Mauro Gurgel Rocha, disse que o encontro marcou um momento histórico em prol da luta pela educação infantil. “É através da educação infantil que o Brasil terá melhorias nas outras fases do ensino. Por isso, esta é uma questão essencial e merece toda a importância”, concluiu.

A Omep é uma entidade não governamental e filantrópica destinada à realização de atividades sócio promocionais, assistenciais e educativas. Suas finalidades são promover a educação, a defesa dos direitos da criança e o aprimoramento dos recursos humanos envolvidos na educação infantil.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.