RIO - As crianças que estão acima do peso ou são obesas têm um risco muito maior de serem vítimas de bullying ( como saber se seu filho é vítima de bullying ) do que aquelas que estão com o peso normal. Segundo um novo estudo da Universidade de Michigan, as obesas apresentam 60% a mais de risco, e as com sobrepeso, 13% a mais de risco. Os pesquisadores também procuraram investigar se os alunos gordos mas com origens variadas seriam mais vulneráveis do que outros e se existiriam comportamentos sociais ou outras características que os ajudariam a livrarem-se do bullying.
Para surpresa dos cientistas, nenhum desses outros fatores interferiu: não foi relevante se a criança era rica ou pobre, homem ou mulher, branca ou preta, ou morava num bairro com outras crianças obesas. Seus comportamentos sociais ou suas boas notas na escola também não a livraram de ser vítima de bullying.
- A criança obesa simplesmente sofre mais bullying do que a criança que está dentro do peso - explicou a médica Julie C. Lumeng, professora assistente de pediatria da Universidade de Michigan e autora do estudo publicado na revista "Pediatrics".
A especialista explicou que pais, professores e assistentes precisam estar cientes deste risco para ajudar os alunos e até prevenir o bullying.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.