Queimadas

Queimadas interferem na incidência de raios

Globo.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO PAULO - Estudo de pesquisadores de três institutições israelenses publicado na última edição da revista Geophysical Research Letters aponta que as queimadas influenciam na incidência de raios na região amazônica.

Os cientistas compararam registros da atividade elétrica atmosférica com dados da concentração de aerossóis e nuvens na região, e chegaram à conclusão de que, até uma certa concentração, as partículas emitidas pelo fogo contribuem para o aumento da quantidade de raios.

Isto ocorre porque as gotículas de chuva se formam em torno dessas partículas e, quando elas se apresentam em maior quantidade, a nuvem tende a crescer verticalmente, o que é propício à formação de raios.

Se a concentração das partículas emitidas pelo fogo ultrapassa um certo limite, no entanto, a formação de nuvens fica dificultada, o que faz cair a atividade elétrica no céu.

Segundo os cientistas, o trabalho é importante porque os efeitos das queimadas feitas pelo homem sobre as nuvens são ainda pouco conhecidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.