BRASÍLIA - O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Aldir Guimarães Passarinho Júnior toma posse, como ministro efetivo do tribunal, na próxima terça-feira (13), no lugar do ministro Felix Fischer, que terminou seu biênio como membro da Corte no último dia 1º.
Aldir Passarinho Júnior passará a ser integrante efetivo no tribunal em uma das vagas dos ministros que têm origem no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), outros dois juízes entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República.
Aldir Passarinho Júnior integra o STJ desde maio de 1998. Começou a carreira como advogado no Rio de Janeiro, onde nasceu. Foi advogado do Banco Nacional da Habitação (BNH), de 1976 a 1986, e da Caixa Econômica Federal (CEF), de 1986 a 1989. Depois disso, foi nomeado para o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). De lá, foi para o STJ, onde integra a Quarta Turma, a Corte Especial, o Conselho de Administração e a Comissão de Jurisprudência.
Além de ser formado em Direito, Aldir Passarinho Júnior é especialista em Advocacia de Empresas, pelo Instituto de Direito de Empresa da Faculdade de Direito Cândido Mendes (RJ), formado em 1975.
As informações são do TSE.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.