Arari

Obras da Estação Conhecimento são iniciadas

Projeto que está sendo implantado em Arari atenderá cerca de mil jovens de regiões ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira, 17, foi oficializada a implantação de um empreendimento social que irá contribuir para o desenvolvimento do Maranhão: a Estação Conhecimento. No evento, que marcou o início das obras do projeto, foi apresentada a diretoria que fará o acompanhamento técnico e avaliação das ações desenvolvidas na unidade.

A Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e foi constituída neste modelo para proporcionar a participação direta da comunidade. A organização tem como um dos parceiros a Fundação Vale e conta, também, com as parcerias da Prefeitura de Arari e a sociedade civil organizada, além do apoio de instituições estaduais e federais. O objetivo é deixar um legado de conhecimento para as comunidades para que elas possam ser protagonistas do seu próprio desenvolvimento, de forma continuada e a longo prazo.

"Nosso objetivo é realizar um investimento social que seja estruturante, um conhecimento aplicado para que este legado seja internalizado e permaneça no local. Queremos que a Estação Conhecimento seja uma referência local e regional, em conjunto com os atores estratégicos em prol do desenvolvimento local, e um exemplo de parceria social público-privada", afirma o diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz.

A Estação Conhecimento trabalha com a visão de desenvolvimento humano e econômico das comunidades, abrigando ações e programas sociais de forma integrada. O foco é a formação integral de jovens por meio do esporte, da cultura e da qualificação profissional, possibilitando a melhoria das condições de acesso ao mercado de trabalho e a geração de renda das comunidades. Tendo como princípio o respeito às características de cada região, os núcleos trabalham a partir de oportunidades e vocações identificadas nos territórios, relacionadas às demandas das áreas rural e urbana.

Na perspectiva econômica, a Estação Conhecimento apoiará a organização da produção, em escala empresarial, oferecendo orientação técnica para melhoria da qualidade e padronização da produção. A ideia é disponibilizar um módulo de produção que seja referência para a comunidade, incluindo desde o plantio até o processamento e a comercialização dos produtos, e também um centro educacional que sirva de modelo para os produtores locais.

Estação de Arari

O município de Arari foi escolhido como sede da primeira Estação Conhecimento do Maranhão em razão de sua localização geográfica estratégica. A unidade, que vai beneficiar cerca de mil jovens da região, ocupará 40 hectares com um Centro Educacional, um Centro Esportivo e Cultural e um Centro de Referência Tecnológica da Produção. Outra vantagem é que a Estação atenderá também a comunidade de produtores rurais, nas cadeias produtivas especificas para garantir a qualidade e a quantidade necessária dos produtos em escala empresarial.

Neste espaço os jovens poderão ter acesso à prática desportiva de atletismo, natação e futebol, com treinadores qualificados. A estrutura conta com pista de corrida, campo de futebol, quadra poliesportiva e piscina semi-olímpica. São oferecidos ainda cursos profissionalizantes e de empreendedorismo, bem como o acesso às melhores práticas produtivas em módulos de produção específicos. Este acesso extrapola o espaço do Núcleo e vai ao encontro dos produtores, que, além de receberem assistência técnica, poderão participar das cadeias produtivas a serem desenvolvidas pela Estação Conhecimento.

A primeira Estação Conhecimento foi construída no Pará, em outubro de 2008, no município de Tucumã, sudeste do Estado, região onde a Vale desenvolve o projeto de níquel da Mina de Onça Puma. Neste segundo semestre, está prevista a inauguração da segunda unidade paraense, desta vez com característica rural, que funcionará no município de Parauapebas, numa Área de Preservação Ambiental (APA).

As informações são da Vale.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.