Cultura

Artistas homenageiam Nelson Brito no Laborarte

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - O teatrólogo e produtor cultural Nelson Brito será homenageado nesta quarta-feira, 17, às 19h, no Laborarte, na rua Jansen Muller, centro da cidade. Entre as participações, estão a do cantor Josias Sobrinho. Ele cantará algumas músicas que Nelson Brito gostava, a exemplo de "Olhos Graúdos", composta em parceria com Tácito Borralho, e "Três Potes", de autoria própria de Josias.

As homenagens a Nelson Brito também partirão do grupo de capoeira com Mestre Patinho, da Roda de Cacuriá com Dona Teté, da atriz Luana Reis, que fará uma performance teatral e do grupo Bboys Black White Crew. Segundo a cantora Rosa Reis, esposa do ator, esta é a primeira grande homenagem do Laborarte a Nelson Brito, desde o falecimento dele. “O Laborarte e a cultura popular maranhense eram a vida de Nelson Brito, que desde os 16 anos começou a trabalhar como ator, tendo sido responsável pelo desenvolvimento político-cultural desta cidade”, disse Rosa Reis, coordenadora do Laborarte.

Ativista da Arte

Nelson Brito foi coordenador de vários projetos culturais desenvolvidos pelo Laborarte e pela Fundação Municipal de Cultura quando diretor da casa, de 1993 a 1998, coordenando o projeto “Brincando no Arraial”, realizado em quatro versões e registrando em CD vários ritmos do Maranhão. Foi ele também o idealizador e coordenador do Festival Internacional de Música, que reuniu em São Luís várias atrações nacionais e internacionais, em 2002.

Nelson Brito também integrou a Diretoria da Confederação Nacional de Teatro Amador (Confenata), assumindo os cargos de Tesoureiro e Diretor Regional, de 1984 a 1989. O Teatro Arthur Azevedo foi dirigido por ele entre os anos de 1987 a 1989. O diretor foi ainda presidente da Federação de Teatro Amador do Maranhão, em duas gestões: 1984/85 e 1989/90. Ele dirigiu, atuou e produziu vários espetáculos teatrais, como “Te Gruda no Meu Fofão”, “Auto da Estrela Esperança”, “Vó Felipa e Casimiro Coco, “A Saga de Casemiro Coco Contra o Deputado Mané Leão” e “Um Sonho de Leitura”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.