Mundo

Israel anuncia prisão de líder de braço armado do movimento palestino Hamas

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO PAULO - Um dirigente do braço armado do movimento Hamas na Cisjordânia ocupada foi detido pelos serviços israelenses de segurança, depois de uma busca de vários anos.

Maher Uda, de 47 anos, um dos fundadores do braço armado do Hamas na Cisjordânia, foi capturado na região de Ramallah (norte da Cisjordânia) na madrugada de sábado para domingo.

"Ele era procurado desde fim dos anos 90 por envolvimento em uma série de atentados suicidas em Israel que deixaram 70 mortos", afirmou um porta-voz militar.

Uda, nascido em 1963, foi um dos membros fundadores do Hamas e de seu braço armado na Cisjordânia. Ele é considerado um dos líderes em Ramala das Brigadas de Izz ad-Din al-Qassam, a milícia do movimento islamita Hamas, indicou o Exército em comunicado.

Continua após a publicidade..

O grupo matou mais de 70 israelenses em diversos ataques durante a Segunda Intifada, iniciada em setembro de 2000, acrescentou a nota.

Uda tinha sido detido em 1998 pelas forças de segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e libertado pouco depois, segundo o Exército israelense.

A detenção nesta madrugada, efetuada em cooperação entre o Exército, a Polícia e os serviços secretos no Interior, põe fim a uma busca iniciada nos anos 90 pelas forças de segurança israelenses.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.