São Luís

Vacinação contra a gripe A começa hoje

De acordo com a Coordenação de Imunização da Vigilância Epidemiológica, mais de 520 mil pessoas devem ser vacinadas em São Luís até maio.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - Começa nesta segunda-feira (8), em todas as unidades da rede municipal de saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). De acordo com a Coordenação de Imunização da Vigilância Epidemiológica do Município, mais de 520 mil pessoas devem ser vacinadas em São Luís até maio, quando a campanha nacional do Ministério da Saúde encerrará.

A estratégia de vacinação contra a Influenza A se dará em cinco etapas, voltadas para a imunização de grupos prioritários, pré-determinados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Semus, Rita de Cássia Carneiro, a meta é alcançar 80% de cada grupo selecionado.

“A vacina contra a Influenza A (H1N1) é de extrema importância para proteger a população de uma possível segunda onda do vírus. A administração da vacina é indiscriminada para cada grupo prioritário, independentemente do antecedente de vacinação ou doença”, disse Rita de Cássia Carneiro.

Indígenas que moram em aldeias e profissionais da área de saúde – que trabalham em hospitais e centros de saúde – serão os primeiros imunizados com a campanha. Na segunda etapa, será a vez das gestantes em qualquer idade gestacional. Os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e as crianças com idade entre 6 meses e menos de 2 anos serão imunizados na terceira etapa. Na quarta e quinta etapas, está a população adulta com idade entre 20 e 39 anos.

Vale lembrar que as pessoas que têm doenças crônicas com indicação da vacina contra Influenza A (H1N1) devem apresentar documentação que comprove a enfermidade, podendo ser receita médica, exame ou a declaração do médico.

Cronograma de vacinação

1ª etapa: de 08 a 19 de março

- População indígena aldeada;

- Trabalhadores de serviços de saúde.

2ª etapa: de 22 de março a 02 de abril

- Gestantes (em qualquer idade gestacional);

- Portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos;

- Crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos (que terão

segunda dose agendada para 30 dias depois da 1ª dose).

3ª etapa: de 05 a 23 de abril

- População adulta de 20 a 29 anos.

4ª etapa ‘a’: de 24 de abril a 07 de maio

- Portadores de doenças crônicas com 60 anos ou mais;

4ª etapa ‘b’: de 26 de abril a 07 de maio

- Segunda dose para crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos.

5ª etapa: de 10 a 21 de maio

- População adulta de 30 a 39 anos

Fonte: Secom/Prefeitura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.