BRASÍLIA - A secretária do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chegou no início da noite desta terça-feira (2), ao Brasil para sua primeira visita oficial ao país. Ela deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas nesta quarta.
O programa nuclear do Irã é um dos principais temas da pauta de encontro com Lula. O presidente brasileiro, criticado por ter recebido o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e por defender o direito de o país desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos, tem visita agendada ao país do Oriente Médio em maio.
Lula já deu declarações de que só deve ao povo brasileiro satisfações sobre a viagem que vai realizar ao Irã. A pauta do encontro deve tratar ainda do embargo norte-americano a Cuba, outro tema de divergência com os Estados Unidos e a licitação para a venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB) –a Boeing, dos EUA, é uma das três concorrentes na disputa.
A ajuda humanitária ao Haiti, que teve grandes danos e milhares de mortes em decorrência do terremoto que afetou o país em janeiro, também deve ser tratada entre Lula e Hillary.
A secretária de Estado chegou ao Brasil vinda de Santiago, onde se reuniu com a presidente chilena, Michele Bachelet. O país também sofre com os estragos causados por um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter ocorrido no último sábado (27).
Saiba Mais
- Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção
- Davi Alcolumbre prega convivência pacífica entre Poderes
- Wellington Lima e Silva é o novo ministro da Justiça
- Congresso Nacional aprova orçamento para 2026 com R$ 6 trilhões em despesas
- Arnaldo Melo avalia 2025, destaca atuação nas comissões e foco no combate à pobreza
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.