Catástrofe

Terremoto de 8,8 graus no Chile mata mais de 200 pessoas

Terremoto ocorreu às 3h34 (horário local) e atingiu várias cidades chilenas.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h59

SÃO LUÍS – Chega a 214 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 8,8 graus na escala Richter que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27). O número foi confirmado na noite deste sábado pelo ministro do Interior chileno, Edmundo Pérez Yoma.

O terremoto, com aproximadamente um minuto e maio de duração, ocorreu às 3h34 (horário local, o mesmo de Brasília) e atingiu a cidade Concepción, 400 km ao sul de Santiago (capital do país). O epicentro ocorreu a 90 km de distância da região costeira da cidade.

Veja as primeiras imagens do terremoto no Chile

Veja vídeos do terremoto no Chile

Veja fotos do terremoto no Chile

Na capital Santiago, o terremoto estremeceu prédios, destruiu elevados e provocou rachaduras no asfalto. Várias regiões da cidade ficaram sem fornecimento de energia, água, gás e os serviços de telefonia e Internet funcionam precariamente e muitos chilenos usam redes sociais para comentar o terremoto. Os principais portais de notícias do país seguem fora do ar.

Com medo, muitos chilenos saíram às ruas no momento do terremoto, que foi seguido de várias repicas, com menores intensidades, ao longo do dia. O tremor foi sentido em países da América do Sul, como Argentina, Peru, Bolívia e até mesmo no Brasil. E segue o alerta de tsunami nos países banhados pelo Oceano Pacífico. Um tsunami de baixa amplitude alcançou, na tarde de hoje, o arquipélago de Gambier, na Polinésia Francesa.

Brasileiros no Chile

O Ministério das Relações Exteriores não conseguiu fazer contato com a Embaixada do Brasil em Santiago para saber se há vítimas brasileiras do terremoto deste sábado. Informações, entretanto, referentes aos brasileiros no Chile podem ser obtidas por meio do Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, nos seguintes telefones: (61) 3411-8804 e (61) 3411-8805, entre 10h e 18h, (61) 8197-2284, entre 18h e 10h.

Matéria publicada às 15h44 e atualizada às 19h28.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.