SÃO LUÍS - Diversidade de ritmos, shows e muita animação são os ingredientes que compõem a festa de abertura da Passarela do Samba (Anel Viário). Com o tema “Festa de todos. Alegria da gente”, a programação está prevista para começar às 17h, com a presença de diversos artistas. Na ocasião, haverá a solenidade de entrega da chave da cidade ao Rei Momo, ritual que marca oficialmente a abertura do Carnaval 2010.
A festa começa com o show “Guarnecendo a Folia”, com a Máquina de Descascar’Alho. O bloco, que há alguns anos restringia-se apenas ao Circuito São Pantaleão, Madre Deus, opta por fazer apresentações fechadas, mas sem perder a animação de um cortejo. No palco montado na passarela, a Máquina mostrará um repertório com músicas divertidas, de letras cheias de ambigüidades já conhecidas pelo público maranhense, como “Morro do Querosene”, “A Cólera”, “Tira o Dedo”, “Golfo Deu”, “Meu Chanceler”, “Nambu Seco”, “Suco de Alho”, “A Lasca” e “A Máquina é Um Avião”.
Desfiles - Após o show, haverá desfiles das tribos de índios que mostrarão na Passarela do Samba. Para representar os rituais e costumes dos índios do Maranhão no Carnaval, os grupos de brincantes desfilam caracterizados com arcos, flechas, cocar e penas. Em seguida, quem fará a festa na passarela serão as tradicionais turmas de samba, manifestação carnavalesca que antecedeu a criação das escolas de samba. Trata-se de uma reunião de brincantes, geralmente quase todos músicos, executando instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba.
Além da sonoridade vibrante dos pandeiros, tamborins e cuícas, os músicos apresentarão composições autorais, em grande parte, exaltando a alegria do Carnaval, sem o aspecto competitivo. A primeira turma de samba a desfilar na noite de hoje será o tradicional bloco Os Fuzileiros da Fuzarca.
Com 70 anos de criação, o grupo tem uma história que se confunde com os registros do Carnaval de Rua de São Luís. Criado na Madre Deus, Os Fuzileiros da Fuzarca era uma manifestação popular de jovens do bairro, em busca de diversão que acabou se transformando em um dos grupos mais antigos da folia de Momo. Desfilarão também as turmas de samba Vinagreira Show e Ritmistas da Madre Deus.
Para encerrar a programação do primeiro dia de festa na Passarela do Samba, os cantores Alê Muniz e Luciana Simões apresentarão o repertório do show “Alalaô”, inspirado nos antigos carnavais e que resgata marchinhas e clássicos da cultura carnavalesca no Brasil como “ A filha da Chiquita Bacana” e “Atrás do Trio Elétrico”. Também são revisitadas composições autorais como “Só Depois do Carnaval”, canção finalista em 2007 do Festival de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, “Perfume de Bandida” e “Frevo na Chuva”. O show Alalaô faz parte de um projeto dos dois artistas, apresentado durante as prévias carnavalescas deste ano.
Serviço
• O quê
Abertura da programação da Passarela do Samba ( Anel Viário)
• Quando
Hoje, a partir das 17h
• Onde
Passarela do Samba ( Anel Viário)
• Entrada gratuita
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.