Codó

Delegados defenderão interesses de Codó em Conferência Estadual

Acélio Trindade - Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

CODÓ - Os grupos apresentaram suas propostas. Entre elas, incluir a temática defesa civil e ação humanitária no currículo escolar. O coordenador da Casa do Educador, professor Ronaldo Trindade, explicou o motivo. Disse que ano passado a comunidade pressionou tanto pela continuidade do ano letivo que parecia que todos haviam esquecido do problema dos desabrigados.

“Então essa humanitária, essa ação social, esse conviver nós temos que levantar dentro da sala de aula, isso aí demonstra que a sociedade não está ligando muito para o próximo”, explicou

NUDECs

Outra proposta interessante diz respeito a efetivação de Núcleos de Defesa Civil formados dentro das comunidades atingidas pela cheia do Itapecuru.

“No momento de uma emergência os Nudec’s são acionados e eles serão capazes de identificar famílias em situação de risco e avisar, fazer um alerta, antecipadamente, para que as comunidades não sofram durante uma emergência como sofreram ano passado”, justificou a gerente da Plan em Codó, Patrícia Barroso.

A primeira Conferência Municipal de Defesa Civil, de acordo com um dos articuladores, o procurador-geral do município, Ricardo Torres, também servirá para aproximar as ações de governo caso aja necessidade.

Continua após a publicidade..

“Aqueles municípios mais organizados tendem a receber mais rapidamente os recursos em volume maior porque o nível de confiança do governo federal, do governo do Estado nesses municípios é maior”, garantiu

Delegados

Dez delegados e seus respectivos suplentes, representantes da sociedade civil organizada e do Poder Público, saíram eleitos para a conferência estadual, que será realizada em fevereiro na capital, São Luís. Para este outro evento eles também já estão com tarefa definida.

O secretário executivos dos conselhos, Márcio Carneiro, explicou – a finalidade da presença deles em São Luís será defender as seis propostas consideradas importantes para Codó.

“São seis diretrizes para lá representar o município de Codó. Eles irão para defender essas diretrizes, o que é pró e o que é contra as nossas diretrizes”, ressaltou Márcio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.