SÃO LUÍS - A partir de agora, o Ibama, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente terão que encaminhar, semanalmente, cópias de todos os autos de infração, notificação e embargos expedidos no município de São Luís. A recomendação foi feita pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís.
A recomendação baseia-se no artigo 225 da Constituição da República e em outras normas relacionadas à responsabilização por riscos e danos ao meio ambiente. De acordo com o promotor de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, cabe ao Ministério Público a promoção de ações civis e penais públicas e a celebração de compromissos de ajustamento de conduta. Ele ressalta, ainda, que as informações relativas ao poder de polícia administrativa ambiental são públicas.
Ainda de acordo com a recomendação, os órgãos deverão encaminhar à promotoria, em um prazo de 60 dias, cópias de todos os autos de infração, notificações e embargos emitidos entre os anos de 2003 e 2006. Os documentos de 2007 a 2009 deverão ser encaminhados em um prazo máximo de 30 dias.
Com informações da Coordenação de Comunicação Social do MP.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.