Ecoassembleia

Meio Ambiente será tema de Jornada na Assembleia

Dentre as ações, destacam-se os programas de reutilização da água e o de revitalização cobertura vegetal do Sítio Rangedor.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS - Com a participação de estudantes, ambientalistas, técnicos da área ambiental, professores, parlamentares e representantes da sociedade civil organizada, será realizada nesta quinta-feira (17) a 10ª Jornada Ecológica da Assembleia Legislativa do Maranhão (Ecoassembleia). O evento será aberto às 9h, no auditório Fernando Falcão, pelo presidente Marcelo Tavares (PSB).

A Ecoassembleia é coordenada em parceria da Comissão de Meio Ambiente e da Assembleia Legislativa, que por meio do Programa de Gestão de Qualidade Ambiental vem implantando ações e tecnologias ambientais no âmbito da sua administração. O objetivo do evento que será realizado nesta quinta-feira é ampliar os esforços do Legislativo Estadual em prol da preservação do Sítio Rangedor.

Dentre as ações já em curso no âmbito da Assembleia, destacam-se os programas de reutilização da água e o de revitalização da cobertura vegetal do Sítio do Rangedor. De acordo com Oiama Cardoso, assessor da Presidência para assuntos ambientais, ambos os programas são de extrema importância por agregar componentes que vão resultar na preservação ambiental da área.

O programa de revitalização vegetal do Sítio Rangedor consiste no plantio de duas mil mudas de espécies nativas na área de entorno da Assembleia, como parte das ações voltadas para a preservação ambiental do Sítio Rangedor. Para a ampliação deste programa, a Assembleia está aberta a parcerias com empresas e entidades sensíveis à causa ambiental.

Um dado importante que merece ser destacado, segundo Oiama Cardoso, é o que diz respeito ao próprio Sítio Rangedor. Segundo ele, é equivocada a informação de que a Assembleia teria sido construída em espaço de reserva ambiental. Ele explica que o prédio do Legislativo começou a ser construído em 2003 e a área só foi transformada em preservação ambiental em 2005.

A área de preservação do Sítio Rangedor compreende 126 hectares e a Assembléia utilizou o espaço físico de apenas oito hecatares. Além desses dois programas, será implantada, também, em breve, a reciclagem de lixo no âmbito do Legislativo.

Programação

9h – Abertura

Deputado Marcelo Tavares – Presidente da Assembleia

Local – Auditório Fernando falcão

9h30 – Apresentação

Contribuição da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para a Política Ambiental do Estado: Relatório de Ações 2009 e “Ecoassembleia”.

Deputado Alberto Franco – Presidente da Comissão de Meio Ambiente, minas e Energia

9h50

Experiência das organizações civis em gestão compartilhada socioambiental

Continua após a publicidade..

10h

Experiências e Parcerias em Gestão Ambiental

José Carlos – Representante da Vale

10h20

Experiências e Parcerias em Gestão Ambiental

Fábio Augusto dos Santos – Coordenador da Estação de Tratamento de Esgoto

10h40

Estação Ecológica do Rangedor

Dr. Washington Rio Branco – Secretário de Estado do Meio Ambiente

11h

Assinatura de Protocolo de Cooperação para ações articuladas para preservação do Sítio Rangedor

Instalação do Escritório Verde da Assembléia Legislativa

11h20 Coffe Break e encerramento

Distribuição e plantio simbólico de mudas

Participação da Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.