SÃO PAULO - A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que testes de formação realizados na região chamada de Iara, na Bacia de Santos confirmaram que a área possui um volume recuperável da ordem de 3 bilhões a 4 bilhões de barris de óleo leve (28º API), conforme a empresa havia anunciado após a primeira perfuração na área, em setembro de 2008.
A região de Iara fica no pré-sal, formação na qual foi achado petróleo também na área de Tupi, onde a Petrobras estima reservas de entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.
O óleo leve é o petróleo de baixa densidade, que produz mais gasolina ou diesel quando refinado.
O poço testado em Iara está no bloco BM-S-11, a 2.230 metros de profundidade do nÃvel do mar e a cerca de 230 km da costa do estado do Rio.
"Devido à necessidade de realocação da sonda, os testes não puderam ser totalmente concluÃdos, estando programada a perfuração de outro poço nessa área, o que deve ocorrer em 2010", informou a estatal em nota. A área é explorada por um consórcio formado pela Petrobras (65%), BG Group (25%) e Galp (10%).
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.